Maurits Kjærgaard – O Gigante talentoso
Maurits Kjærgaard é um médio ofensivo de 18 anos que tem dividido a sua época entre o Red Bull Salzburg e o Liefering (clube-satélite que disputa a segunda divisão austríaca). O dinamarquês chegou ao clube em 2019 e, apesar de ainda muito jovem, tem ganho o seu espaço na equipa principal, tendo-se estreado recentemente na Liga dos Campeões, no jogo frente ao Wolfsburg. Nesta época, tem 7 jogos disputados ao serviço do Salzburg, com 1 golo apontado. No Liefering, participou até ao momento em 4 partidas, somando 1 golo e 1 assistência. Conta com passagens por vários escalões das seleções jovens, tendo-se estreado na seleção sub21 aos 18 anos, em Setembro deste ano.
Momento Ofensivo
Kjærgaard joga preferencialmente com o pé esquerdo e tem uma refinada relação com bola. Apesar do seu 1.92m, o médio apresenta um nível técnico acima da média e é capaz de criar perigo no último terço através da qualidade no passe para zonas de finalização. Possui uma boa meia distância e a capacidade de execução que demonstra permite-lhe ser um elemento muito válido na cobrança de lances de bolas parada. Embora não seja um jogador propriamente ágil e explosivo, tem capacidade para sair de espaços curtos com bola controlada, pela facilidade com que utiliza a sua estatura física para proteger a bola dos adversários e pela passada larga que tem em progressão com bola em espaços largos. Sendo um médio de características essencialmente ofensivas, é mais determinante quando explora os espaços nas costas da linha média adversária, estando mais próximo de zonas de criação para servir os seus colegas mais adiantados.
Momento Defensivo
A fase defensiva não é aquela em que Kjærgaard mais se destaca, no entanto, é um jogador concentrado e disponível para as tarefas defensivas. A agressividade e intensidade com que encara os duelos defensivos é um aspeto que pode melhorar, mas a leitura de jogo que tem garante-lhe ainda assim sucesso na ocupação dos espaços. Tem uma boa capacidade no jogo aéreo, sendo importante em lances de bola parada defensivos.
Conclusão
Aos 18 anos de idade, Maurits Kjærgaard tem vindo a conquistar o seu espaço no Red Bul Salzburg, inserido num projeto que tantas oportunidades tem dado a jovens jogadores com potencial, projetando vários destes para patamares superiores. O médio dinamarquês tem ainda aspetos em que pode evoluir no seu rendimento e a vivência de contextos de jogo mais exigentes trar-lhe-ão muitos benefícios. É um jogador a seguir nos próximos anos, oriundo de uma nação onde têm despontado alguns talentos emergentes como Andreas Olsen, Mikkel Damsgaard ou Joakim Maehle.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.