Menu Close

Mudanças decisivas mantêm Portugal no topo

Duas vitórias na mesma semana colocam Portugal ainda mais perto do Euro, e dependendo apenas de si. A equipa comandada por Francisco Neto recebeu a Albânia no Estádio do Restelo e voltou a ganhar por 1-0. Com duas mudanças no onze, com entradas de Ana Capeta e Carolina Mendes para o ataque, saindo Diana Silva e Fátima Pinto. Portugal jogou com uma postura diferente, a assumir o jogo e a ter que pressionar bem mais alto do que o normal. A chave deste jogo passou por ter a capitã Cláudia Neto no meio-campo, de frente para o jogo e a comandar os ataques portugueses. A experiente jogadora da Fiorentina combinou bastante bem com Ana Borges, e foi pelo lado direito que Portugal foi criando perigo, chegando muito perto do golo nos primeiros 10 minutos:

Cláudia Neto sempre no centro do jogo português
Portugal a pressionar muito alto durante os minutos iniciais
As oportunidades de golo nos primeiros 10 minutos

A Albânia limitou-se quase sempre a tentar anular a seleção portuguesa, com um meio-campo invertido, numa marcação apertada e quase individual às jogadoras portuguesas na saída de jogo. Sem criar grande perigo, e Portugal a não se conseguir afirmar no meio-campo adversário, a primeira parte terminou com um jogo neutro, sem grandes oportunidades, a precisar de velocidade e mais verticalidade da equipa portuguesa que pudesse abrir espaços no bloco adversário, para que Ana Borges, Capeta e Cláudia Neto pudessem ter mais bola.

Foi isso que o selecionador nacional fez ao intervalo, colocando Diana Silva como “falsa avançada” no lugar de Carolina Mendes. A jogadora do Aston Villa esteve sempre muito ativa, móvel e a descair para o corredor lateral direito, o mais forte de Portugal, combinando várias vezes com Ana Borges e Cláudia Neto, e Ana Capeta ia aparecendo em zonas de finalização. Após alguns avisos, o golo da vitória finalmente chegou, com uma excelente jogada a envolver todas as atacantes portuguesas.

Com esta vitória, Portugal passa o ano na liderança, e pode esperar pelo jogo de hoje Escócia x Finlândia para saber se até pode confirmar o playoff ainda hoje.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.