Menu Close

Mylena Freitas: velocidade e energia em Famalicão

O FC Famalicão prepara a estreia na Liga BPI, depois de ter conseguido a subida de divisão no primeiro ano da equipa de futebol feminino. Em busca de um lugar entre a elite da modalidade em Portugal, a equipa famalicense fez chegar várias caras novas, entre elas a brasileira Mylena Freitas, internacional pelos escalões jovens do Brasil. A atacante de 19 anos atuava ao serviço do Avaí Kindermann e é tida por muitos como uma das melhores atletas sub-20 do futebol brasileiro.

MOMENTO DEFENSIVO

Mylena é uma extremo que não descura as tarefas defensivas. A brasileira pode jogar em qualquer um dos flancos e em ambos se revela predisposta para ajudar a sua lateral.

O acompanhamento da canarinha às incursões da lateral adversária é frequente e Mylena é uma jogadora que não coloca de lado o confronto físico. Fazendo uso da sua energia que parece não ter fim, a jovem é uma jogadora que gosta de pressionar e que luta afincadamente por cada posse de bola do primeiro ao último minuto.

MOMENTO OFENSIVO

Velocidade bem que podia ser o nome do meio de Mylena Freitas. É através desta sua qualidade, aliada ao drible, que a brasileira desequilibra com facilidade no ataque, colocando uma velocidade a mais do que as adversárias para as poder bater na corrida.

Enquanto extremo, Mylena é uma jogadora que não tem tanto golo como outras jogadoras da mesma posição, mas ganha pontos na construção de jogo. Apesar de ainda poder trabalhar ao nível do último passe, a jogadora brasileira revela predisposição para jogar por dentro, oferecer-se como linha de passe nas costas da linha média adversária e a partir daí procurar assistir uma companheira. No entanto, relembro que é nesse aspeto do último passe que está a maior falha da jovem.

Para além da aptidão para construir, Mylena sabe atacar os espaços. As movimentações sem bola da canarinha são um aspeto interessante, uma vez que esta é forte no ataque à profundidade e nas diagonais da direita, ou da esquerda, para o coração da área.

UM REFORÇO DE FUTURO

Mylena tem toda a capacidade para causar impacto imediato na Liga BPI. No entanto, o futuro desta atleta é o que mais deixa água na boca de quem a venha a observar. Olhar para Mylena é olhar para uma jogadora com as suas lacunas, mas com um potencial tremendo para trabalhar nas mesmas. Há aqui talento para se tornar uma jogadora que possa ser opção para as convocatórias futuras da seleção A brasileira.