Menu Close

Navegadoras: a uma batalha do Euro2025

A seleção portuguesa feminina carimbou a passagem ao play-off final de apuramento para o Europeu feminino que se vai realizar na Suíça no próximo verão.

As navegadoras passaram com distinção o teste frente ao Azerbaijão, nos dois jogos realizados nos últimos dias, com um acumular de 8-1 no marcador. A seleção das Quinas mostrou-se sempre um nível acima do adversário desde o pontapé de saída no jogo da 1ª mão em Baku onde se apresentaram com um 1-5-3-2 tendo sempre as duas alas bastante projetadas.

Tomaram a iniciativa do jogo e comandaram desde sempre, enquanto o seu adversário optou por jogar com linhas mais baixas para tentar sair em transição sempre que possível. Portugal estava bem organizado e conseguia encontrar espaços entre linhas com facilidade, mesmo quando o Azerbaijão tentava pressionar mais subido. A entrada de Portugal foi bastante eficaz, estando já a ganhar 0-2 nos primeiros 10 minutos da 1ªmão.

As pupilas de Francisco Neto tentaram sempre controlar o ritmo de jogo com bola e conseguiam criar ocasiões de finalização com alguma regularidade. Quando perdiam bola faziam pressão alta e a jogadora do Azerbaijão que tivesse a posse da mesma ficava logo sem espaço e com marcação apertada, o que resultou em várias recuperações no meio-campo ofensivo da seleção portuguesa e dos quais alguns deram em finalização.  Defensivamente não deram muitas oportunidades para que a equipa do Azerbaijão tentasse criar situações de perigo, mesmo com o baixar do ritmo com o aumento do resultado. A diferença entre as duas seleções estava bem patente e o resultado acaba por até ser escasso para aquilo que a seleção produziu, fruto também de alguma falta de eficácia por parte da equipa das Quinas. Para a seleção portuguesa os golos foram marcados Ana Capeta, Tatiana Pinto, Diana Gomes e Diana Silva na 1ª mão e de Dolores, Fátima Pinto e bis de Diana Silva na 2ª mão. O golo de honra da seleção do Azerbaijão foi através da Parlak.

Figura 1- Dados Ofensivos dos 2 Jogos

Nestes dois jogos o selecionador português usou 23 das 25 jogadoras convocadas o que também é de realçar e mostra a homogeneidade que existe dentro da seleção.

Figura 2 – Line-ups (Site UEFA)

Para último teste as Navegadoras vão defrontar a seleção da Chéquia num embate a duas mãos para decidir quem ocupa a vaga no Europeu. A primeira mão será realizada no dia 29 de novembro no Estádio do Dragão e a segunda no 3 de dezembro em Teplice.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts