Menu Close

Jovem avançado, Samu Omorodion é a mais recente contratação do Futebol Clube do Porto.

O avançado internacional espanhol sub21, chega à Cidade Invicta numa transferência em definitivo após na época anterior ter sido cedido por empréstimo, pelo Atlético Madrid ao Alavés.

Na temporada 2023/2024, Samu Omorodion foi uma peça importante para o campeonato tranquilo do Alavés tendo sido o 8º jogador mais utilizado no plantel, com presença em 35 jogos (2003 minutos) para a La Liga, contribuindo com 9 golos e 1 assistência. Esteve também presente nos mais recentes Jogos Olímpicos, em Paris, onde conquistou a medalha de ouro com 96 minutos de utilização e 1 golo.

Momento Ofensivo

Pelo facto de atuar na posição de avançado centro, este é sem dúvida o momento do jogo em que é mais útil à equipa e onde este se sente mais capaz.

Com uma capacidade física notável, 1,93m e 90kg, faz uso dessa sua capacidade nas mais variadas vertentes deste momento do jogo. Em contexto de La Liga, numa equipa como o Alavés, sendo que muitas das vezes defrontava equipas superiores naquilo que era o domínio do jogo, ao abordar os mesmos numa perspetiva de transição ofensiva através de ataque rápido e contra ataque, é um avançado que promove um forte ataque à profundidade através da sua força, aceleração e velocidade.

Numa perspetiva, em organização ofensiva, de um ataque mais posicional, é um jogador que funciona bem no papel de referência ofensiva, sendo muito apto a jogar e a segurar o jogo de costas para a baliza, conseguindo muitas das vezes jogar em apoio frontal com os médios e quando não o consegue, grande parte das vezes ganha faltas no meio campo adversário. Quando é capaz de sair da pressão do defesa central e rodar, é diferenciado também na sua condução e progressão com bola.

Outro ponto positivo é o seu jogo aéreo. Muito forte nos duelos aéreos, é uma peça chave nos esquemas táticos ofensivos.

Momento Defensivo

Quando dizemos que “o avançado é o primeiro jogador a defender”, ao Samu esta frase assenta-lhe como uma luva. Tal como nas bolas paradas ofensivas, integra e é também extremamente importante nas bolas paradas defensivas.

Muito agressivo na pressão à saída de bola adversária, na fase de construção do adversário, acaba muitas das vezes por recuperar a bola, e quando não a recupera, consegue forçar o adversário ao erro.

Fruto da sua agressividade, da forma como pressiona e como disputa os lances e os duelos, comete algumas faltas neste momento do jogo, sobretudo na 1ª fase da organização ofensiva do adversário, quebrando também assim o ritmo do jogo do adversário e terminando com potenciais ataques rápidos e contra-ataques.

Notas Finais

Samu Omorodion é sem sombra de dúvidas um jogador com muito potencial e com uma grande margem de progressão. Prova disso, é que antes desta transferência para o Futebol Clube do Porto, o avançado já estava debaixo do radar de grandes tubarões europeus, como o caso do Chelsea que chegou mesmo a formalizar uma proposta pelo jogador.

Sendo que ainda tem muito a melhorar naquilo que são as suas características, principalmente a nível técnico, o seu porte físico, a sua capacidade de explosão, aceleração, velocidade, a agressividade tanto com bola como sem bola e a forma como disputa os duelos, fazem do Samu um avançado e um jogador sempre a ter em conta e potencialmente perigoso para as defesas adversárias.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts