Menu Close

Noni Madueke: Diamante inglês a despontar nos Países Baixos

Nascido em Londres, Noni Madueke dividiu o seu processo de formação futebolística entre o Crystal Palace e o Tottenham, de onde saiu diretamente para o PSV. Ao serviço dos Spurs, Madueke teve sucesso nos escalões de formação, mas seguiu o caminho que cada vez mais jovens jogadores ingleses vêm a fazer, que é transferirem-se para uma liga menos competitiva e para clubes que os potencializem. A escolha de Noni revelou-se acertada e agora aos 19 anos, é um dos principais destaques e um dos jogadores mais entusiasmantes da Eredivisie.

Recentemente, fruto da boa temporada 20-21 que realizou, tendo participado em 11 golos no campeonato (7G+4A) em apenas 960 minutos jogados, que totalizam menos de 11 jogos completos, e também resultado das excelentes partidas que têm realizado nos playoffs de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, o jovem extremo tem vindo a ser apontado a uma transferência para a Premier League, e mais concretamente, para o clube que o formou, o Tottenham.

Para além disso, Madueke irá defrontar o Benfica na última eliminatória de de acesso à “Liga Milionária” e fica a curiosidade para ver se o jogador irá manter o nível apresentado nos últimos jogos e se os rumores da sua transferência se intensificam. Segue-se agora uma análise ao perfil do jogador e aos dois momentos mais superficiais de uma partida de futebol, o momento defensivo e o ofensivo.

Perfil

Madueke nasceu em 2002, tem 19 anos e tem nacionalidade inglesa e nigeriana. Mede cerca de 1,82m, é canhoto e joga preferencialmente a partir da direita. Em termos de dinâmicas, Noni é um jogador que faz muitas diagonais da direita para o centro com bola, enquanto que sem bola procura estar sempre mais aberto, oferecendo assim muita largura à equipa.  

No aspeto físico, Noni é um jogador muito ágil e flexível, é também dotado de uma excelente capacidade de aceleração e velocidade. Possui também um bom equilíbrio e é muito resistente ao toque quando em condução de bola.

O jovem extremo destaca-se categoricamente com bola, é um jogador muito irreverente e imprevisível, e sempre muito vertical e intenso. No momento sem bola, quer seja no momento defensivo quer no ofensivo, Madueke ainda oferece pouco e deve melhorar esses aspetos para se tornar mais completo e para tornar toda a sua equipa mais funcional.

Momento Defensivo

Tal como referido, Madueke não se destaca no momento defensivo e, na verdade, a principal tarefa de um extremo não é defender. Ainda assim, cada vez mais o futebol do mais alto nível está mais detalhado e complexo, sendo bastante importante que todos os onze elementos defendam e ataquem.

O primeiro aspeto a abordar nesta área é, neste caso, a atitude do jogador. Ora, ao observar Madueke não podemos dizer que é completamente descomprometido e desligado da equipa, mas também não podemos dizer o contrário, ainda assim o jogador tem uma atitude defensiva que deixa algo a desejar, em especial para o treinador.

Na parte mais técnico-tática, o jovem extremo, resultado da sua tenra idade e inexperiência e também muito derivado do contexto onde está inserido, mostra que ainda tem muito por onde melhorar em termos de pressão – timing, coordenação com a equipa e eficácia, nos duelos individuais e nas abordagens que faz aos mesmos, e também na aspeto da antecipação e leitura defensiva, que em muito se refletem nos dois pontos anteriormente mencionados.

Momento Ofensivo

É no momento ofensivo que Madueke marca a sua diferença e revela toda a sua qualidade. O jovem jogador inglês é dotado de uma fantástica capacidade técnica e de um controlo de bola também excelente. Noni é um jogador muito irreverente e imprevisível, sendo que tudo isto o torna um jogador bastante forte no drible e também bastante capaz no processo de criação, apresentado também uma boa visão de jogo. Em termos de finalização, Madueke apresenta um bom remate fora de área, enquanto que dentro de área tem uma boa técnica de remate, mas por vezes falha nos aspetos mentais que também interferem neste momento.

Os tais aspetos mentais têm a ver com timings, coordenação com a equipa, compostura, sendo que nesta área Madueke ainda deve melhorar, principalmente no aspeto dos timings com os quais realiza as suas ações, com ou sem bola, e na parte de coordenação e entendimento com a equipa e das suas dinâmicas. A frieza e compostura, são talvez, de todos os aspetos mentais, as áreas mais desenvolvidas do jogo de Noni. Para concluir a análise deste ponto, com o desenrolar da idade e com a experiência, o jogo mental e psicológico dos jogadores é uma das áreas que mais evolui e, prevendo que o mesmo acontecerá com o jovem inglês, Madueke tem obviamente tudo para se tornar um jogador ainda melhor do que o que já é, aumentando ainda mais a sua influência no momento ofensivo.

Segue-se por fim um vídeo com as ações mais relevantes de Madueke nas últimas partidas realizadas.

Conclusão

Noni Madueke é um dos mais recentes diamantes ingleses a despontar no estrangeiro, um fenómeno recente e cada vez mais comum. O jovem extremo mostrou bastante qualidade na temporada transata e esta época tem tudo para se afirmar definitivamente no PSV, tal como tem vindo a fazer nas últimas partidas realizadas, ficando a curiosidade para saber se irá manter o nível apresentado nos últimos jogos na eliminatória contra o Benfica, a contar para o playoff de acesso à Liga dos Campeões.

Por fim, Madueke já mostra uma qualidade enorme aos 19 anos, mas o seu potencial é ainda maior e tem toda a capacidade para ganhar o seu lugar na Premier League. O jovem extremo já terá certamente despontado o interesse dos principais clubes europeus e neste momento, fala-se do interesse do Tottenham em fazer regressar o seu produto de formação, mas uma transferência para a Bundesliga seria, provavelmente, a escolha mais acertada, resultado de todo o contexto que iria encontrar e das oportunidades que viria a ter.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.