Menu Close

Atlético Mineiro 2-0 Palmeiras: Galo no poleiro

No jogo mais importante do fim-de-semana do futebol brasileiro discutiu-se a liderança do Brasileirão Assaí 2021 entre Atlético Mineiro e Palmeiras. A equipa que tem Hulk como cabeça de cartaz partiu para este jogo com 2 pontos de vantagem sobre o time orientado por Abel Ferreira que lançou neste jogo o seu mais recente reforço Joaquin Piquerez, o lateral esquerdo uruguaio contratado para substituir o seu compatriota Matías Viña que rumou a Roma.

E foi equipa da casa puxar para si a iniciativa de jogo tendo mais posse de bola e tentando chegar ao último terço em organização ofensiva ou através de rasgos individuais, principalmente de Hulk. Por sua vez, o Palmeiras mostrou-se confortável sem bola e tentou criar perigo através de transições ofensivas e ou ataques rápidos que colocassem a equipa em zonas de finalização com poucos toques. Com as duas equipas a encaixarem tacticamente uma na outra, o jogo acabou por se revelar equilibrado até ao seu momento capital: aos 35 minutos Patrick de Paula viu o segundo amarelo e deixou o Palmeiras reduzido a 10. Num momento de pressing, o médio escorregou e derrubou com aparato o adversário. Numa decisão polémica, o árbitro deu ordem de expulsão que foi imediatamente contestada pelo treinador português, sendo este também expulso.  

A partir desse momento o Galo começou procurar o golo com mais insistência e terminou a primeira parte a sufocar o Verdão. E foi precisamente no último lance antes do intervalo que Jefferson Savarino deu sequência a um cruzamento milimétrico de Guilherme Arana marcando ao segundo poste.

Para a segunda parte Abel Ferreira operou uma revolução. Fez 4 alterações e colocou a sua equipa a jogar em 5-3-1, entregando a Rony a responsabilidade de explorar as poupas oportunidades que pudessem surgir. Mas foram quase inexistentes. Numa segunda parte de sentido único, o Palmeiras não teve força nem argumentos para contrariar o domínio do Atlético que procurou sempre dilatar a vantagem. E foi à passagem do minuto 62 que a dupla Arana & Savarino voltou a colocar o marcador a funcionar, num lance onde Weverton ficou maltratado e foi substituído, esgotando assim as substituições da sua equipa. A toada manteve-se até ao final, mas o resultado não se alterou.

À jornada 16 o Palmeiras vê assim o Atlético Mineiro ficar a 5 pontos e pode mesmo perder o 2º lugar para o Fortaleza que recebe o Santos. Por sua vez, o Galo ficou mais confortável no poleiro e colocou-se em boa posição para lutar pelo campeonato brasileiro que lhe foge desde 1971.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.