Menu Close

Novos diamantes do Seixal

O Sport Lisboa e Benfica venceu na passada segunda feira a Youth League depois de perder três finais desde o início da competição em 2013/2014. Tendo sido claramente a melhor equipa da competição e batendo na final os austríacos do RB Salzburgo por seis bolas a zero, alguns jogadores têm dado que falar na imprensa e nas redes sociais, entusiasmando os adeptos encarnados para o aparecimento de mais uma fornada com muito talento. Então, quais são estes talentos? Quem tem mais possibilidades de chegar à equipa principal num futuro próximo? Venham daí.

André Gomes, Guarda-Redes, 2004

Começando pela baliza, falamos de um dos heróis da final four. André Gomes, guarda redes de apenas 17 anos (2004), já representa as ‘águias’ desde 2016. Apesar de ter sido suplente em maior parte dos jogos desta competição, beneficiou da expulsão de Samuel Soares nas meias finais frente à Juventus e foi decisivo na vitória na disputa de grandes penalidades, tendo feito posteriormente uma exibição bastante competente na final. Tem sido suplente de Samuel Soares, mas devido às suas características – sublime jogo de pés, qualidade nas saídas dos postes e agilidade – apresenta mais potencial que o colega e é o guarda redes com mais potencial a sair do Seixal desde Ederson Moraes.

Tomás Araújo, Defesa Central, 2002

O jovem central de 19 anos (2002) é um dos dois jogadores desta equipa que já se estreou na equipa principal, o que mostra muito a confiança que a estrutura tem neste jogador. Sublime na construção, seja com passes frontais a queimar linhas de pressão, seja em condução ou em passes longos, com um sentido posicional bastante competente e muita velocidade que facilita o controlo da profundidade. Será jogador para ingressar na equipa principal muito em breve – quiçá já na próxima temporada.

António Silva, Defesa Central, 2003

Apesar de ter menos imprensa que o colega da defesa, António Silva de apenas 18 anos (2003) é um central com um potencial tremendo. Mais físico e imponente que Tomás, possui uma leitura de jogo fora do normal e muita eficácia nos desarmes, devido à inteligência que tem na antecipação da decisão dos adversários. Foi essencial nesta edição da Youth League e um complemento perfeito a Tomás Araújo. Precisa de crescer na equipa B a partir da próxima época e tem tudo para chegar à equipa principal.

Cher Ndour, Médio Centro, 2004

O médio italiano chegou ao Seixal vindo da Atalanta em 2020. Apesar dos 17 anos (2004), já possui 190cm, algo completamente anormal e que lhe permite já ter um avanço em relação aos demais da sua idade. Contudo, apesar da alta estatura, Cher Ndour é um jogador tecnicamente refinado, mas também com muita eficácia no que toca a recuperações de bola e duelos com o adversário. Tem de melhorar bastante no que toca à intensidade com bola, mas foi fundamental no meio campo da equipa e tem tudo para ser jogador de equipa principal num futuro próximo.

Martim Neto, Médio Centro, 2003

A par do colega Ndour, Martim Neto já é titular indiscutível na equipa B dos encarnados, o que demonstra o patamar acima que leva em relação aos restantes. Embora os 19 anos (2003), o jovem médio natural de Viana do Castelo já demonstra bastante maturidade no seu jogo. Demonstra muita qualidade a queimar linhas em condução, na chegada à área e na forma como decide no último terço. Tem uma capacidade muito forte de pressionar o portador e de percorrer o campo durante os 90 minutos com e sem bola. Um médio à antiga, com um perfil que faz muita falta à equipa principal e que converge com as ideias de Roger Schmidt. Está em final de contrato, mas tem sido noticiado que conseguiu chegar a acordo com a direção encarnada. A ser verdade, é um belo reforço para a próxima temporada.

Diego Moreira, Extremo Esquerdo, 2004

É um tema discutível, mas é bastante justo afirmar que Diego Moreira é o jogador revelação desta edição da Youth League. Nascido na Bélgica, mas com nacionalidade portuguesa, chegou ao Seixal em 2020 com 16 anos (2004), oriundo do Standard de Liége e tem vindo a destacar-se nos mais diversos campeonatos (Liga Revelação, Campeonato sub-19 e Youth League). Possui um talento raro e assume-se como um extremo irreverente, sublime no 1vs1, na aceleração com bola, na qualidade na definição dos lances e na capacidade de trabalho na forma como ajuda o lateral do seu corredor. É pura fantasia e daqueles jogadores que faz valer a pena a compra do bilhete. Precisa de tempo na equipa B, mas só com uma catástrofe não chega à equipa principal em breve.

Henrique Araújo, Avançado, 2002

O avançado madeirense já é bem conhecido no universo benfiquista, tendo feito já cinco jogos e um golo pela equipa principal esta época. Nesta Youth League fez apenas dois jogos e marcou três golos (todos na final). Muito forte a receber de costas atrás dos médios adversários e na forma como roda sobre os mesmos, associando-se muito bem com os colegas à sua volta. Apesar de ser um pouco lento em sprint, tem um conhecimento do jogo muito desenvolvido que lhe permite ser uma ameaça constante na área adversária e com muito faro de golo. Sem bola, massacra muito os defesas na pressão e tem uma capacidade de trabalho muito alta. Tem tudo para ser opção na equipa principal já na próxima temporada.

Tendo sido estes os principais destaques dos sub-19 encarnados, é justo dar as devidas menções honrosas a três jogadores que também foram importantes e possuem muito potencial, mas que ainda precisam de mais desenvolvimento em relação aos restantes até chegarem à fase de transição:

Rafael Rodrigues (2022) – Lateral esquerdo com vários recursos técnicos, qualidade em zonas interiores e eficácia nos cruzamentos e último passe. Muitas semelhanças com Grimaldo.

João Neves (2004) – Médio centro de muita classe, com qualidade de passe, visão de jogo e agressividade sem bola, apesar da baixa estatura.

Pedro Santos (2003) – Extremo canhoto com elevada qualidade técnica, quebra-cabeças no 1vs1 e muito critério na definição. Muito forte a vir de fora para dentro, a combinar com o lateral e a aparecer em zonas de finalização.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts