Menu Close

O Regresso ao Brasil

Os clubes brasileiros nos últimos 3 anos, coincidente com a chegada de Jorge Jesus e com o seu sucesso, apostaram na contratação de jogadores que estavam a jogar na Europa ou no regresso de jogadores brasileiros que, apesar de não estarem a ser opção nos seus clubes, alguns eram ainda jovens. Gabriel Barbosa, Daniel Alves, Juanfran, Honda, Kalou, Pablo Mari, Maxi Lopez, Hulk, Eduardo Vargas ou Guilherme Arana são exemplos de jogadores que atuam ou atuaram no campeonato brasileiro. Um dos clubes que esta temporada apostou forte na contratação de jogadores experientes e de qualidade foi o líder do campeonato brasileiro Atlético Mineiro.

Diego Costa, foi o último grande nome a chegar ao clube de Minas Gerais, depois de 15 anos na Europa, onde passou pelo Penafiel, Braga, Atlético de Madrid, Albacete, Valladolid, Rayo Vallecano e Chelsea. Adquiriu nacionalidade espanhola e atingiu as 26 internacionalizações e 10 golos na seleção. Em Dezembro de 2020, Diego Costa rescindiu com o Atlético de Madrid, sendo associado a vários clubes, inclusive ao Benfica. No entanto só em Agosto é que definiu a sua situação, regressando ao Brasil.

No clube brasileiro treinado por Cuca, Diego Costa atua como Avançado Centro, com Hulk ao seu lado, sempre mais móvel, com a equipa atuando em alguns momentos num 4 – 1 – 3 – 2 ou num 4 – 4 – 2.

Diego Costa continua a demonstrar as características que o notabilizaram, é o chamado “avançado chato”, agressividade no momento de pressão, sem nunca desistir de um lance e procurando condicionar muitas vezes as ações dos adversários.

Ofensivamente, continua a ser um avançado muito completo muito forte no apoio frontal, de costas para a baliza e no ataque ao cruzamento de cabeça. Tecnicamente, continua a demonstrar capacidade para, em espaços curtos, ultrapassar os seus adversários.

Em 5 jogos, Diego Costa fez 2 golos e demonstra que poderá ser uma das figuras da equipa que está a lutar pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Libertadores.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.