Menu Close

Olimpiu Morutan – O novo craque romeno

Olimpiu Morutan é o nome do craque que está a entusiasmar a Roménia com a possibilidade de terem uma futura estrela do futebol mundial. Aos 21 anos já é uma das principais figuras (senão a principal) do Steaua Bucareste, registando esta época 6 golos e 12 assistências em 28 jogos.

É um médio ofensivo por natureza. Porém, não se prende apenas ao último terço do campo. Tem capacidade para jogar nas três alturas do meio campo (baixa, média, alta), podendo desempenhar essas funções a pedido do treinador ou mediante aquilo que o jogo peça. Gosta de ter bola e é daqueles que a trata bem com o seu pé esquerdo, sempre de cabeça levantada.

Quando joga, por posição ou de forma momentânea, numa zona mais recuada do meio campo, surgem as suas qualidades de organização de jogo. Assume o comando com bola e todo o jogo da equipa passa por ele, com objetivo de descobrir, através do passe, colegas posicionados em zona de definição ou finalização.

Todo o seu jogo é baseado na qualidade de decisão. Para além desta valência no passe, mostra qualidade em saber quando acelerar e/ou temporizar o jogo, aproveitando espaços livres ou aproximar-se de uma zona vantajosa para definir. Morutan gosta também de fazer lateralizações, sobretudo para a ala direita, podendo combinar com os colegas ou atacar o espaço livre nessa zona.

Para além dos pormenores técnicos bastante evoluídos, Morutan mostra também muitos recursos a nível tático, por essa capacidade de se adaptar àquilo que o jogo necessita e de preencher o meio campo com a sua qualidade.

É o cérebro criativo do Steaua. Jogando já mais perto da área, mostra qualidade de definir rapidamente em espaços curtos, mostrando que não precisa de jogar sempre mais recuado para conseguir libertar toda a sua capacidade criativa.

Fisicamente não é imponente, mas é um jogador combativo e que aguenta bem o choque, seja para proteger a bola ou para a ganhar. Defensivamente mostra alguma qualidade na pressão, mais pela velocidade que tem. Porém, tendo em conta o futebol atual, não se pode limitar às qualidades ofensivas que tem (apesar de ser compreensível tendo em conta que o Steaua tem mais bola na grande maioria dos jogos). Para dar o salto, deve ganhar recursos e melhorar o seu jogo defensivo, para se tornar o “10 moderno”.

Esse salto para um clube maior na Europa é esperado. Os habituais rumores de transferências ligam o jovem a clubes como Inter de Milão, Leverkusen, Galatasaray e até FC Porto. Há aspetos do seu jogo (como o defensivo) que certamente vai melhorar e tornar-se num médio com ainda mais recursos nos vários momentos do jogo. Deverá encaixar bem numa equipa que goste de ter posse e que a consiga ter na maior parte do tempo do jogo.

Com a qualidade técnica e tática que tem, com a forma como trata a bola com o seu pé esquerdo e pela forma como pensa o jogo, podemos estar aqui a falar de uma futura estrela do futebol. Quem sabe, a seguir as pegadas do mítico Gheorghe Hagi.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.