Menu Close

Os primeiros de Amorim

Rúben Amorim aceitou o convite do gigante Manchester United, depois de 4 épocas de sucesso em Alvalade. Saiu do contexto perfeito, onde tinha uma equipa feita à sua medida, que jogava de cor e que fazia tudo como o treinador queria para um contexto caótico, com jogadores desacreditados e com um plantel extremamente inconsistente.

Apesar de já ter dado alguma estabilidade à equipa coma introdução do seu modelo tático e das suas ideias, nota-se perfeitamente que ainda está longe de ter as soluções que pretende, especialmente em algumas posições fulcrais.

Nesse sentido, usando alguns dados, fomos à procura de reforços para 3 posições:

  • Central Esquerdo
  • Ala Esquerdo
  • Avançado Interior Esquerdo

Dada a necessidade de pensar a médio prazo, foram apenas considerados jogadores com idades entre os 20 e os 25, que não estejam em clubes de tamanho igual ou superior ao Manchester, e que tenham um valor de mercado compreendido entre 5 a 50 milhões de euros.

Ala Esquerdo

Começando pelo ala esquerdo, as métricas mais importantes a verificar para a posição são:

  • Progressões com bola
  • Cruzamentos certos
  • Expected Goals Assisted

Foram escolhidas estas métricas porque o perfil que Amorim pretende é o de um ala que seja um extremo capaz de percorrer muitos metros com bola, que seja uma arma mortal no cruzamento e que acrescente no último terço.

Os nomes que sobressaíram nestas métricas foram os de Milos Kerkez e Matteo Ruggeri.

O húngaro de 21 anos é jogador do Bournemouth e tem sido uma das sensações da Premier League. Muito progressivo e capaz de arrancar com bola controlada, sobressai muito pela capacidade técnica que o permite lançar cruzamentos perigosos e assistir com facilidade.

Já Ruggeri, lateral esquerdo italiano, é um típico jogador da Atalanta: fortíssimo fisicamente, capaz de fazer a ala toda com imensa facilidade e com capacidade para chegar ao último terço com facilidade. Não é tão forte tecnicamente, mas tem mais do que nível para jogar no United.

Há ainda a opção de recuperar Álvaro Carreras dado que o United tem uma cláusula de recompra cifrada nos 20 milhões de euros.

Central Esquerdo

Rúben Amorim tem Lisandro Martinez como opção principal para central esquerdo. Ainda assim e por tudo o que o argentino ofereça com bola, está muito abaixo nos parâmetros defensivos para uma liga tão agressiva e imponente como a Premier League. Nesse sentido, não será estranho que Amorim procure uma opção que lhe dê mais no plano defensivo.

Para filtrarmos os jogadores, procurámos centrais que fossem progressivos com bola e capazes de quebrar linhas no passe, assim como que sejam mais fortes nos duelos que Lisandro. Os dados retornaram-nos 2 nomes que encaixam no perfil: Castello Lukeba e Jhon Lucúmi.

  • Passes que quebram linhas
  • Passes Progressivos
  • Duelos Aéreos ganhos
  • Duelos Defensivos Ganhos

Castello Lukeba tem 21 anos e joga atualmente pelo Leipzig. Dono de um físico muito robusto e de uma capacidade atlética notável, o francês destaca-se pela maneira como impõe o físico nos duelos e também pela capacidade que tem com bola. Não sendo tão progressivo como Lisandro, consegue com facilidade quebrar linhas, especialmente no drible. Ainda tem algumas desconcentrações em lances defensivos, mas bem trabalhado poderia ser uma grande mais valia.

Já Jhon Lucúmi é um central bem mais experiente e maduro. A evolução na Serie A italiana deu-lhe um arcaboiço defensivo impressionante, sendo capaz de jogar a central e a lateral com muita qualidade. Defensivamente dá imensas garantias, sendo um defesa completo, tanto pelo ar como pelo chão. Tem uma leitura assinalável e uma maturidade que daria muito jeito a Amorim. Com bola também acrescenta bastante, sendo um central com muita qualidade no passe, tendo até já jogado a 6 no Bologna, quando Thiago Motta estava lá.

Como bónus poderá sempre pensar em Gonçalo Inácio, central do Sporting que bem conhece. Dado que o mercado para centrais de pé esquerdo é escasso, Inácio seria sempre uma excelente solução, apesar de partilhar alguns dos defeitos de Lisandro.

Avançado Interior Esquerdo

Chegados à posição em que Amorim tem tido mais dificuldades em encontrar um jogador titular, temos também 2 sugestões. Já foram testados Bruno (que agora tem sido 8), Mount (que tem problemas com lesões), Rashford e Garnacho, mas nenhum brilhou. Como tal e dado que Mount, apesar de ter as características, tem alguns problemas físicos e que tanto Garnacho como Rashford não estão nas boas graças de Amorim, procurámos verificar jogadores que sejam de topo nos seguintes dados:

  • Dribles com sucesso
  • Expected Assists
  • Passes Chave

Os dois jogadores que nos saltaram à vista em relação aos dados e qualidade/preço foram Morgan Gibbs-White e Takefusa Kubo. Dois internacionais pelos seus países, de altíssima qualidade e que têm margem para melhorar ainda mais no clube.

Morgan Gibbs-White tem sido peça fulcral no Nottingham de Nuno Espírito Santo. Um médio de ofensivo de alta rotação, evidência-se pela maneira como tem influência pelo terreno todo. Consegue aparecer em todo o lado, pegar na bola mais baixo no terreno e aparecer em zonas finalização. No último terço tem capacidade para marcar e assistir, especialmente tendo em conta que só este ano o Nottingham começou a ter uma subida de rendimento. Aos 24 anos está no ponto para subir de patamar e ser uma arma para Amorim trabalhar.

Take Kubo tem tido uma carreira sempre em crescendo. Apareceu pelas mãos de Ange Postecoglu aos 16 anos, no Yokohama F Marinos, e rapidamente foi para o Barcelona. No Barcelona não pôde jogar devido a questões burocráticas, foi depois parar ao Real Madrid de onde foi emprestado a Villarreal, Getafe, Maiorca e finalmente vendido à Real Sociedad. O internacional japonês é um jogador diferente de Gibbs-White. Mais fino tecnicamente, dotado de uma criatividade brutal e de uma capacidade de 1×1 assinalável, Kubo consegue ser um autêntico pesadelo a jogar entre linhas. Consegue receber de costas, virar e tirar jogadores da frente ou fazer um passe que desmonte a defesa. Neste momento está no ponto para sair e enfrentar um desafio na melhor liga do mundo.

Tal como nas posições anteriores, Amorim pode sempre optar por ir buscar um elemento conhecido dele do Sporting. Neste caso, seria Pedro Gonçalves, que o próprio treinador admitiu várias vezes ter sido o seu preferido.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts