Menu Close

Pedro Barcelos – Um pilar do Convento

Pedro Barcelos é um defesa central brasileiro, nascido em Minas Gerais a 19 de janeiro de 1996. Chegou a Portugal muito jovem, ainda a tempo de terminar a formação no Vasco da Gama da Vidigueira, onde cumpriu também a primeira temporada enquanto sénior. Mudou-se em 2015 para o Sporting Clube de Viana do Alentejo e foi sempre a subir: deu nas vistas e, ao fim de uma época e meia, rumou ao Cova da Piedade, onde rodou entre a equipa B e a formação de sub-23, tendo realizado 32 partidas por esta última.

Em 2019, Pedro Barcelos rumou ao Algarve para vestir a camisola do Louletano. Voltou a destacar-se e, um ano e meio volvido, o CD Mafra avançou para a sua contratação. Na segunda metade de 2020/21, participou em 16 jogos com as cores mafrenses. Esta época, a primeira que realiza na totalidade em Mafra, já leva 21 jogos e dois golos apontados, sendo um dos pilares na equipa que atingiu as meias-finais da Taça de Portugal. Por norma, Barcelos é o defesa central que atua pelo lado esquerdo no 3x4x3 da equipa de Ricardo Sousa.

3x4x3 em momento ofensivo
3x4x3 em momento defensivo

MOMENTO OFENSIVO

Pedro Barcelos é um defesa bastante dotado a nível técnico e capaz de oferecer muito critério na saída de bola. Tem uma boa relação com o esférico, um passe bastante tenso e bem direcionado, com a capacidade de ajudar a equipa do Mafra na primeira fase de construção. Raramente entrega mal uma bola.

MOMENTO DEFENSIVO

É um defesa central muito proativo e móvel, que sai muitas vezes da linha defensiva para pressionar junto dos médios. Tem um perfil físico imponente (1,88m e 82 kg) e que também o ajuda a ser forte no jogo aéreo e nos duelos físicos. Neste último aspeto, é importante que desenvolva a capacidade de saber dosear a agressividade, um aspeto onde por vezes se excede e que o expõe ao cartão.

CAPACIDADE PARA DAR O SALTO

A carreira de Pedro Barcelos tem sido feita sempre a crescer e é de esperar que assim continue. O defesa central brasileiro tem um perfil físico muito interessante, é dotado tecnicamente (e canhoto, o que não é tão comum) e tem um perfil de liderança, tendo inclusive chegado ao estatuto de capitão no CD Mafra. O aspeto da agressividade excessiva em determinados momentos é o principal ponto a melhorar por parte do atleta de 25 anos, que tem muito talento e que não deverá ficar por muito mais tempo no segundo escalão do futebol português.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts