Rafa Marin: central apontado ao Sporting CP
Rafa Marín é mais um dos nomes apontados à defesa do Sporting CP para precaver as possíveis saídas de Gonçalo Inácio e Ousmane Diomandé, no verão de 2024.
Formado no Real Madrid, fez cerca de 65 jogos na equipa B, o Real Castilla, onde se destacou pela segurança defensiva e maturidade com que impôs o seu jogo. Esta época o Real Madrid decidiu emprestar Marin ao Alavés para que ele pudesse ter a sua primeira experiência de La Liga. Desde que a época começou, foi titular em 6 dos 10 jogos efetuados.
Características
Marin é um central que se destaca muito pelo seu jogo defensivo e físico. Possui uma estampa física assinalável, com o seu 1,91m e, apesar de não ser muito rápido, tem uma passada bastante larga que permite ganhar lances frente a adversários mais rápidos.
Joga como central do lado esquerdo, por norma, no Alavés, mas a defender faz de central do meio, numa defesa a 5. Aí é responsável por dobrar os seus centrais laterais, organizar a linha defensiva e jogar constantemente na antecipação aos avançados que marca.
Nesse sentido, aos 21 anos já é bastante evoluído e maduro, conseguindo ganhar bastantes lances em antecipação devido à sua agressividade nos duelos e à sua leitura de jogo. Coloca bem os apoios, raramente comete um erro e sabe sempre ler o timing para se fazer ao lance. Nos lances aéreos é imponente, usando a sua altura, físico e imponência para dominar pelo ar os seus oponentes. No controlo da profundidade também é bastante eficiente, sabendo quando deve comandar a sua linha para descer ou subir e colocar os adversários em fora de jogo.
Com bola não se destaca tanto. Não arrisca muito o passe vertical, optando quase sempre por um passe lateral ou um passe para o jogador mais próximo. Não tem muita confiança sobre pressão, tentando sempre o passe mais seguro para não cometer erros e criar problemas. Também não progride muito com bola, sendo relativamente conservador e optando por ficar mais para trás.
Notas Finais
Marín aparenta ser um melhor substituto de Coates do que dos centrais laterais do Sporting. Ainda assim, a falta de qualidade com bola faz com que não seja uma opção dado que não oferece muito ofensivamente. Como tal, pode não ser o encaixe perfeito para as pretensões ofensivas que Amorim pede aos seus defesas.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.