Wendel Silva – terá espaço na equipa A portista?
Wendel Silva, de 23 anos, ponta-de-lança brasileiro, tem vindo a brilhar ao serviço da equipa B do FC Porto, à procura do salto para a equipa A portista. Em 2023/24, conta já, em 9 jogos na Liga Portugal Sabseg, com 8 golos e 7 assistências, sendo o melhor marcador no campeonato. Com formação no Flamengo, deixou o Brasil sem ter a oportunidade de se estrear na 1ª equipa do Rio de Janeiro para rumar ao Leixões em agosto de 2020, onde cumpriu a primeira metade da época, antes de rumar por empréstimo ao SC Covilhã. Nessa primeira época em Portugal, cumpriu 17 jogos com apenas 1 golo. Na época seguinte, voltou ao Estádio do Mar, e entre a equipa principal e os sub-23 cumpriu 34 jogos, 8 golos e 2 assistências, que foram suficientes para chamar à atenção e rumar ao FC Porto B no início da temporada transata, tendo até conseguido estrear-se na equipa A, na Taça da Liga, que acabou por vencer (30 jogos, 8 golos e 5 assistências).
Momento ofensivo
É, sem dúvida, neste momento do jogo que o brasileiro se destaca, essencialmente pela posição que ocupa. Forte fisicamente e com capacidade de passe, Wendel tem na sua principal arma a forma como procura e fere as defesas contrárias com ataques constantes à profundidade. Para além disso, tem vindo a desenvolver a capacidade de baixar no terreno e de se associar com os colegas, com cada vez mais capacidade de passe. Efetivamente, é letal em frente à baliza e isso tem-se vindo a notar nos números que apresenta esta época, já com 8 golos e 7 assistências, como apresentado anteriormente.
Momento defensivo
No momento defensivo, Wendel é, sem dúvida, o primeiro defesa da equipa, oferecendo sempre muita intensidade na pressão, bem como inteligência nesses movimentos, característica que é muito valorizada tanto por António Folha, mas principalmente, por Sérgio Conceição, como é possível perceber pelo estilo de jogo que impõe na equipa A portista. Pela média de idades bastante baixa na equipa B portista, Wendel muitas vezes tem um papel de motivar e puxar a equipa para a frente, principalmente quando as coisas, tecnicamente, não correm tão bem à equipa.
Notas finais
Com o trabalho que Wendel Silva tem vindo a desenvolver na equipa secundária do FC Porto e principalmente com os números que tem vindo a apresentar nesta época, é possível o salto para a equipa A, embora as várias opções que Sérgio Conceição tem ao dispor (atualmente, tem 5 ponta-de-lanças na equipa A). Apesar disso, a falta de eficácia da equipa portista e as possíveis saídas em Janeiro, pode fazer Conceição procurar outras alternativas, e Wendel, sem dúvida, está com o pé quente e a mira afinada.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.