Menu Close
[:pt]mathieu perfil

Desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico dos leões, a linha defensiva tem sido o setor que mais alterações tem sofrido. Em 2 épocas o consagrado técnico português alterou por completo os 4 habituais titulares que herdou do técnico Marco Silva e, esta época, a avaliar pelas flutuações de mercado, é expectável que 75% dos defesas habitualmente titulares na temporada passada possam nem sequer fazer parte do plantel (Rúben Semedo saiu a titulo definitivo para o Villarreal, Marvin Zeegelaar e Ezequiel Schelotto tem a sua situação no plantel bastante indefinida).

Para colmatar a saída do internacional sub-21 português, Jorge Jesus escolheu o internacional francês Jérémy Mathieu. Mathieu é um defesa central possante (mede 1,89cm e pesa 84 quilos) e experiente (33 anos), que chega ao Sporting CP a custo zero, após se ter desvinculado do FC Barcelona, clube que representou durante 3 épocas e onde realizou 91 jogos oficiais. No seu currículo há ainda a destacar passagens pelo Sochaux (109 jogos em 3 temporadas), Toulouse (122 jogos em 4 temporadas) e Valência (177 jogos em 5 temporadas), ficando evidente a estabilidade que Mathieu oferece às equipas por onde passa.

No entanto, resta saber se a contratação de um defesa central com 33 anos, que apresenta uma condição física que suscita dúvidas (e que terá estado na origem de um período experimental do jogador no plantel leonino), será a melhor opção para dar a estabilidade necessária ao setor mais recuado do Sporting CP.

 

Qualidades técnicas indiscutíveis vs condição física duvidosa

Jérémy Mathieu é um defesa central, que também pode desempenhar as funções de defesa esquerdo, e que se distingue pelos atributos técnicos, nomeadamente aqueles que estão associados a aspetos defensivos como o desarme, a marcação ou o próprio cabeceamento (aspeto defensivo e ofensivo), revelando também alguma capacidade na saída com bola e na execução de passes de longa distância. A nível físico, trata-se de um jogador possante, aspeto que aliado a uma boa impulsão lhe garante capacidade no choque e na disputa de duelos aéreos. Porém, trata-se de um jogador pouco ágil e com alguma lentidão na execução das suas ações, que tem vindo a perder qualidades, com o passar dos anos, ao nível da aceleração e na velocidade, que aliado a algumas falhas posicionais, o tornam num jogador com dificuldades no controlo da profundidade (se considerarmos que Jorge Jesus gosta de jogar com defesas subidas no terreno, este é um indicador preocupante). A condição física natural (muito pesado e lento na reação e execução) com que se tem apresentado nesta pré-temporada é também um indicador bastante alarmante naquele que pode ser o seu desempenho ao serviço do Sporting CP, nesta temporada. Já em termos psicológicos, Mathieu é um jogador muito disciplinado, determinado e com um bom índice de trabalho de equipa. Porém, revela alguns indicadores menos positivos ao nível da confiança e na capacidade de lidar com a pressão e a crítica. Durante o período em que representou o FC Barcelona, Mathieu foi muitas vezes visado pela crítica catalã, sendo inclusivamente considerado o patinho feio de um plantel recheado de estrelas. Na génese das críticas estiveram várias falhas defensivas e várias perdas de bola em zonas proibitivas, bastante comprometedoras para a equipa blaugrana.

 

Análise comparativa

mathieu semedo

Ao que tudo indica Mathieu fará dupla com Sebastián Coates no centro da defesa leonina. Como tal, faz todo o sentido comparar alguns indicadores estatísticos com o antigo parceiro do defesa uruguaio, Rúben Semedo. As zonas de ação de ambos revelam a versatilidade do seu jogo. Mathieu, podendo jogar a defesa esquerdo, ocupa mais a zona central e lateral esquerda da defesa, ao passo que Rúben Semedo percorre toda a zona central da primeira metade do campo, devido não só à facilidade de sair em progressão, mas também à capacidade para desempenhar a posição de trinco.

Com Mathieu, o Sporting CP perde sobretudo na agressividade na zona defensiva, isto porque Rúben Semedo é um jogador mais proativo no ataque à bola, o que lhe vale um maior número de desafios disputados por jogo, nos quais é também mais eficaz. Apesar do número de recuperações de bola ser bastante semelhante, Mathieu tem um número de perdas de bola, por jogo, bastante superior a Rúben Semedo, com a agravante que tais perdas de bola acontecem várias vezes na 1.ª fase de construção, expondo a sua equipa ao contragolpe do adversário.

Apesar de Mathieu ser um defesa tecnicamente mais evoluído, o que é certo é que nos indicadores “passes”, “passes chave” e “dribles”, os números são relativamente semelhantes, sendo que, em termos percentuais, Rúben Semedo leve uma pequena vantagem em relação ao jogador francês.

Se é certo que o internacional francês tem um currículo de relevo, tendo já atingido performances de alto nível, a avaliar pelos indicadores estatísticos e pelas observações realizadas no passado recente, fica a questão se Mathieu poderá oferecer ao Sporting CP níveis qualitativos superiores aos que Rúben Semedo poderia oferecer.

 

Projeção da época 2017-2018

Tendo em conta a idade do jogador, as dúvidas sobre a sua condição física, alguns indicadores menos positivos em termos psicológicos e o forte investimento em termos salariais (e num prémio de assinatura/comissão do empresário), Mathieu é um reforço de risco para o Sporting CP.

Estando em forma, a capacidade técnica e a versatilidade de Mathieu, bem como o facto de ser esquerdino, pode ser um acrescento de qualidade, a vários níveis, no futebol do Sporting CP.

Porém, pelas observações recentes, Mathieu parece-nos uma sombra do jogador que se destacou ao serviço do Valência CF e que vestiu a camisola do FC Barcelona e da seleção nacional francesa, motivo pelo qual a imprensa portuguesa já começa a apontar as primeiras críticas ao seu desempenho.

A estabilidade que se pretende para a zona defensiva dos leões pode ficar comprometida se a contratação do francês se revelar um flop, isto porque, até ao momento, o plantel carece de opções seguras para o eixo central da defesa.

[center]https://vimeo.com/226665303[/center][:]