Menu Close

Reforços no mercado nacional

Apesar de estar a ser uma época com grande diferença pontual entre os três grandes e as equipas pequenas, têm surgido vários talentos nessas mesmas equipas, uns mais conhecidos que outros. Vou abordar aqui cinco jogadores que acredito que poderiam encaixar num dos três grandes, dado o atual sistema tático, as ideias do treinador e as necessidades do plantel, aliadas às suas principais características. 

Samuel Portugal – SL Benfica 

Apesar de Vlachodimos estar a meio da sua quarta época nos encarnados, está longe de ser um jogador consensual entre os adeptos do Benfica e tem visto o seu nome ser associado a vários clubes da Premier League nas últimas semanas. 

Samuel Portugal é guarda-redes do Portimonense de Paulo Sérgio, tem 27 anos, fez uma grande temporada em 21/22 e está a manter a sua excelente forma na presente temporada. Entre os postes não fica atrás de Vlachodimos e acrescenta qualidade na saída de entre os postes e na construção (mais calmo que Vlachodimos). Globalmente, desde a época passada tem sido o melhor guarda-redes da Primeira Liga das equipas fora dos três grandes. Seria um belo reforço para a equipa encarnada, sendo uma opção teoricamente barata e de mercado nacional. A boa relação do Portimonense SC com o FC Porto pode ser um entrave. 

Hidemasa Morita – SL Benfica 

Morita chegou a época passada ao Santa Clara e começou a encantar rapidamente. Um ‘6’ com um toque de bola refinado, bom sentido posicional, forte na antecipação dos lances e com uma qualidade de passe bem acima da média. Dadas estas características, aliadas a uma forte chegada à área e versatilidade na forma como se posiciona em campo, dão-lhe possibilidade de poder também jogar a ‘8’. Dados os problemas crónicos no meio-campo do Benfica, Morita poderia ser um bom e barato reforço de modo a poder dar uma excelente alternativa a Julian Weigl. 

André Franco – Sporting CP 

O jovem médio ofensivo de 22 anos começou por dar nas vistas nos sub-23 do Estoril Praia que lhe fez merecer uma subida à equipa principal. Essencial na subida de divisão na época passada, tornou-se um dos jogadores revelação da presente edição da Primeira Liga. A forma como se posiciona entrelinhas para receber a bola, o excelente primeiro toque e consequente rotação e a qualidade e eficácia na definição (8 golos e 4 assistências em 18 jogos) tornam-no um jogador aliciável para qualquer um dos grandes. Contudo, seria no Sporting onde encaixava melhor. Seria uma excelente opção para render Sarabia como avançado/médio ofensivo atrás de Paulinho. O facto de ser formado no clube de Alvalade poderia facilitar o negócio. 

Fran Navarro – Sporting CP

O ponta de lança espanhol chegou esta época ao Gil Vicente oriundo da equipa B do Valência e tem sido uma das causas do sucesso da equipa liderada por Ricardo Soares. Avançado possante fisicamente, mas que ainda assim mantém uma qualidade técnica acima da média. É muito inteligente na forma como ataca o espaço, na área ou nas costas da linha defensiva, e é muito forte na finalização (11 golos em 18 jogos). Essa qualidade a segurar e distribuir a bola e a inteligência no ataque ao espaço encaixam no que Amorim pretende para o seu avançado centro e ainda tem o que Paulinho teima em não trazer: frieza e qualidade na finalização. Seria mais um bom movimento de mercado do Sporting e uma ótima alternativa a Paulinho que tanto tem faltado.

Samuel Lino – FC Porto

Samuel Lino tem-se vindo a revelar como um dos melhores jogadores fora os três grandes e Braga (se não o melhor…). Esta época já conta com 6 golos e 3 assistências em 19 jogos e, a par de Fran Navarro, tem sido uma das causas do sucesso deste Gil Vicente, muito devido à sua irreverência, velocidade, sublime capacidade de enfrentar o adversário no 1vs1, controlo de bola e qualidade na definição, podendo jogar no corredor direito ou esquerdo, em largura ou mais por dentro. É um jogador muito completo. Apesar de o extremo brasileiro ter apenas 22 anos, já mostra muita maturidade e nível para dar o salto. Teria espaço no plantel de qualquer um dos três grandes, mas coloco-o aqui como opção de mercado nacional para colmatar uma inevitável saída de Luiz Diaz e ter oportunidade de discutir o lugar com Pepê, que deverá ser o substituto do colombiano no onze dos Dragões. 



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts