Menu Close

Reinier – Do Real para a Águia

Notícias de jornais espanhóis dão conta de um possível negócio entre Real Madrid e Benfica que poderá trazer Reinier de Jesus para a Luz. O pai e agente do jogador confirmou também que já tem havido conversas nesse sentido. Prevê-se que o negócio mais provável a acontecer seria uma possível cedência do jogador brasileiro por empréstimo.

Nas últimas duas épocas, Reinier esteve cedido ao Borussia Dortmund. Um período de empréstimo dececionante para as três partes, com o jogador a nunca se conseguir impor como um jogador com minutos regulares no BVB durante estes últimos 2 anos. No total somou 39 jogos, 1 golo e 1 assistência ao serviço do emblema alemão.

Foi um jogador que se destacou muito cedo nas equipas de base do Flamengo e sempre foi tudo como um dos jogadores mais talentosos da sua geração. Com apenas 17 anos, Reinier brilhou nos relvados do Brasileirão, naquele Flamengo dominador que Jorge Jesus conseguiu montar. Nesse período destacou-se com 6 golos em apenas 14 jogos ao serviço do Flamengo, jogando maioritariamente como segundo avançado, no apoio a Gabriel Barbosa. As suas exibições convenceram o Real Madrid a comprar o seu passe por 30M€ e a dar-lhe um contracto até 2026.

A nível de seleção, foi integrante dos vários escalões jovens do Brasil e foi membro da seleção olímpica do Brasil que ganhou a medalha de ouro – usado como suplente utilizado na maior parte dos jogos.

Estatísticas 2021/2022 – Dortmund e Seleção Sub23 do Brasil

  • 21 jogos;
  • 429 minutos;
  • 1 golo;
  • 0.11 remates à baliza/90 min;
  • 0.32 passes-chave/90 min;
  • 85% passs certos/90 min;
  • 0.93 recuperações de bola/90 min;
  • 1.14 duelos defensivos ganhos/ 90 min;
  • 0.39 dribles com sucesso/90 min;

Heat map 2021/2022

Fonte: Instat

Características

É um jogador versátil taticamente, que pode atuar em várias posições na frente do ataque. Desde segundo avançado, como terceiro médio ou até mesmo a partir de uma ala – como chegou a fazer no Dortmund. Fisicamente é um jogador alto, ágil e rápido. É um jogador com alguma capacidade de ir ao choque e de ganhar duelos aéreos, apesar de não o fazer muitas vezes este tipo de lances.

O seu principal ponto forte é ter uma grande qualidade técnica com bola – tendo excelente primeiro toque/recepção, técnica de passe e sendo um jogador que no 1×1 arranja soluções criativas para ultrapassar os adversários. Mostra capacidade para aparecer em zonas de finalização e no Flamengo mostrou que poderá ser um jogador com golo.

Gosta de descer no terreno e de receber a bola em zonas mais recuadas, para estar envolvido na fase de criação da sua equipa. É também um jogador explosivo e desequilibrador, rápido nas transições e com excelente capacidade de drible – é neste tipo de lances que pode fazer a diferença e mostra o seu melhor futebol.

A melhorar

O período de empréstimo ao Dortmund deixa algumas dúvidas no ar sobre a sua capacidade de adaptação ao futebol europeu, visto que nestes dois anos de empréstimo pareceu sempre um jogador fora da sua zona de conforto e não somou muitas exibições positivas. Nesse sentido, ainda não tendo conseguido mostrar a sua qualidade na Europa, haverá sempre algumas red flags sobre um jogador que pouco ou nada evoluiu após dois anos no futebol europeu.

Não sendo extraordinário a nível do último passe ou a jogar em espaços curtos, nem se sentido muito confortável a jogar entrelinhas de costas para a baliza, fica no ar a dúvida se terá as características para render naquele papel que Roger Schimdt procura num jogador para a posição ’10’ (por exemplo, perfil muito diferente ao de Götze, jogador que o Benfica pretendia para essa posição e cuja contratação falhou), ou se eventualmente poderá render mais jogando com dois avançados, no papel que Jorge Jesus desenhou para ele no Flamengo.

Ações Reinier 2021/2022 – nº20

Em suma, Reinier é uma incógnita em que o Benfica teria que apostar para uma posição onde já tem poucas opções nos seus quadros e que desde a sua mudança para a Europa tem tido muitas dificuldades em impor o seu melhor futebol. No entanto, é sem dúvida, um jogador talentoso e com apenas 20 anos, com muita margem de manobra para crescer e tentar concretizar todo o seu potencial.

Entrando num grupo de trabalho como o do Benfica que atua num campeonato de nível mais baixo em relação ao alemão e sendo as diferenças culturais muito mais suaves em relação ao Brasil, poderá ser aquilo que Reinier precisa para elevar os seus níveis competitivos. Nesse sentido, um potencial negócio por empréstimo com cláusula de compra ao Real Madrid seria vantajoso para todas as partes interessadas.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts