Menu Close

Rodrigo Riquelme – Promessa Colchonera evolui na Catalunha

É inevitável ouvir o nome de Rodrigo Riquelme e não pensar em Juan Román Riquelme, mas esta será o único ponto de contacto entre Rodrigo e o astro argentino ao longo do texto.

Com 22 anos, natural de Madrid, o jovem extremo espanhol é um produto da formação do Atlético de Madrid e ainda pertence aos quadros do clube da capital espanhola. Nas últimas épocas tem sido emprestado por ainda não ter conseguido o seu lugar no plantel Rojiblanco, passando pelo AFC Bournemouth (20/21), CD Mirandés (21/22) e estando atualmente emprestado ao Girona FC. A época no Mirandés foi o início da sua afirmação, conseguindo obter 8 golos e 12 assistências (Melhor Assistente da LaLiga2) numa equipa que ficou num modesto 14º lugar. Esta época tem um desafio mais competitivo na LaLiga e a sua forma tem vindo em crescendo, participando em 8 dos 9 jogos da equipa, sempre como titular, e contribuindo com 2 golos nos últimos 2 jogos.

Ao nível da seleção, Rodrigo fez a sua estreia pelos Sub21 em Março deste ano e, desde então, participou em 6 jogos (299 minutos) contabilizando 3 golos e 3 assistências.

Perfil

  • Idade: 22 Anos (02/04/2000)
  • Altura: 1,74 m
  • Pé Preferencial: Direito
  • Posição Principal: Extremo Esquerdo
  • Posições Secundárias: Extremo Direito, Médio Ofensivo Centro
  • Clube Atual: Girona FC (Emprestado pelo Club Atlético Madrid)
  • Valor de Mercado: 4M € (Transfermarkt)

Momento Defensivo

É no momento sem bola que apresenta as suas maiores lacunas, apesar disso, cumpre razoavelmente as tarefas defensivas que lhe são pedidas. O momento defensivo dificilmente será uma mais-valia do jogo de Rodrigo, ainda assim, e para que não veja a sua utilização reduzida devido a isso, deverá continuar a melhorar a reação à perda da bola e a qualidade na pressão, de modo a que consiga afirmar-se numa liga competitiva como LaLiga e, como é o seu grande desejo, no seu Atlético de Madrid.

Momento Ofensivo

Joga preferencialmente como extremo esquerdo, uma vez que é partindo desse corredor que o seu jogo ganha maior variabilidade e que consegue expressar melhor o seu futebol. Rodrigo procura constantemente receber a bola de variadas formas: aberto no corredor lateral para conseguir partir no 1×1; no corredor central para acelerar e explorar rapidamente o espaço entre a linha média e a linha defensiva adversária; baixando no terreno de forma a facilitar a saída apoiada que a sua equipa procura realizar.

Partindo da esquerda é um jogador bastante imprevisível porque consegue alternar movimentos pelo corredor lateral com incursões em direção ao espaço central. Os seus principais atributos fazem com se torne uma dor de cabeça para os laterais adversários por conseguir aliar um excelente controlo de bola com boa aceleração e agilidade, conseguindo mudar de direção rapidamente e ganhar vantagem nos primeiros metros. Após isso, é inteligente a decidir se deve continuar pelo corredor lateral, onde procura ganhar a linha de fundo e dessa zona assistir os seus companheiros com passes atrasados, ou procurar o espaço central para, de frente para a última linha adversária, poder ameaçar a baliza adversária através da sua boa meia distância e de passes para assistir colegas em melhor posição.

Nas situações em que recebe a bola no espaço central entrelinhas, consegue orientar a receção para ficar rapidamente de frente para o jogo e acelerar em direção à baliza contrária. Quando recebe bola nestas zonas em momentos de transição ofensiva, por vezes, procura assistir colegas e acaba por permitir a intercepção da defesa adversária, em jogadas  em que podia continuar com bola e tirar partido da sua frieza na finalização. Se melhorar a sua decisão nestes lances, poderá tirar maior proveito dos mesmos e aumentar os seus números de golos e assistências.

Golos
Dribles, Passes Chave e Assistências

Notas Finais

O rendimento da época passada e a crescente subida de forma neste início de época na LaLiga criam bastante expectativa em relação ao internacional jovem espanhol. Cabe agora a Rodrigo continuar a aumentar a sua influência no jogo da equipa da Catalunha e a subir o nível das suas exibições, para que esta época de estreia no principal campeonato espanhol seja também a sua época de afirmação.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts