Scouting: Artem Dovbyk
O futebol ucraniano tem revelado vários jogadores de qualidade, sendo os nomes mais sonantes Mykhaylo Mudryk ou Illiya Zabarnyi, mas é sobre Artem Dovbyk que se debruça este artigo.
O avançado de 25 anos que joga no Dnipro-1 vinha sendo um dos grandes destaques da temporada 21/22 até à invasão da Rússia à Ucrânia que impediu a continuação do campeonato, e já retomou a boa forma no retorno às competições.
Perfil do Jogador
Artem Dovbyk fez formação em clubes de menor dimensão na Ucrânia, sem nunca passar pelas principais academias do país, até chegar ao Dnipro Dnipropetrovsk em 2015, com 18 anos. Foi emprestado a um clube da Moldávia e só depois teve oportunidade de jogar na equipa principal, tendo feito 22 jogos e marcado 6 golos na temporada 16/17.
Perante os problemas do clube, saiu para o Midtjylland da Dinarmarca. No total, fez 22 jogos pela equipa principal do clube, tendo também sido emprestado durante uma temporada ao SönderjyskE. Em 2020 voltou ao seu país natal para representar o Dnipro-1 e desde então, fez 57 jogos pelo clube e marcou 34 golos. Tem 11 internacionalizações pela seleção A ucraniana, com 4 golos marcados, e é neste momento uma das principais soluções da seleção ucraniana para a posição da frente.
Antes de avançar, é importante abordar o perfil físico e psicológico do jogador:
– Físico: Dovbyk é um jogador bastante possante, com muita força, mas também com uma boa velocidade de deslocação. Tem um físico trabalhado, muito forte a proteger a bola, apresenta passada larga e uma agilidade razoável para o seu tamanho (1,89m). É um dos pontos que o diferencia dos restantes jogadores, superiorizando-se a grande parte dos adversários quer no contexto interno quer no contexto continental.
– Psicológico: Dovbyk apresenta também uma boa capacidade de concentração e uma boa compostura nos momentos decisivos. Por fim, é um jogador combativo e bastante difícil de vencer nos duelos, perante o seu físico forte e atitude competitiva.
Momento Defensivo
Dovbyk não é um avançado muito ativo na recuperação de bola, tal como pode ser confirmado no gráfico no final, até porque o contexto não o exige, mas mostra capacidade para fazer uma pressão intensa e trabalhada. Pode ser também importante nas bolas paradas defensivas.
Momento Ofensivo
Artem Dovbyk é um avançado muito completo, possante fisicamente, forte no jogo em apoio e com uma boa relação com o golo. Não é um jogador muito refinado no controlo e na condução de bola, mas é inteligente e consegue manter as ações a um nível mais simples, executando-as com eficácia, mostrando-se também capaz de ultrapassar os adversários no 1v1 na procura por ângulos de remate com o seu pé esquerdo. Ainda assim, perante uma velocidade de jogo mais alta, apresenta mais dificuldades e nem sempre apresenta um controlo de bola limpo.
Dovbyk é também forte no jogo em apoio, quer a descer e ver o jogo de frente quer como apoio frontal. Mostra-se muito poderoso no choque e a segurar a bola sob a pressão dos adversários, recorrendo ao físico para proteger e executar. Oferece-se também bastante como apoio frontal e é um útil para ligar o jogo e combinar com os colegas. Como referido, tem qualidade com bola, apesar de se poderem sentir algumas dificuldades num contexto superior, mas mostra uma boa visão de jogo e capacidade para criar oportunidades.
Por fim, Dovbyk é um avançado com uma boa relação com o golo, tendo tido um excelente aproveitamento na última época. Apresenta uma movimentação razoável, qualidade no ataque ao espaço (passada larga) e qualidade a encontrar ângulos de remate. Mostra um remate bastante poderoso, finaliza bem na passada e de primeira, mas tem menos eficácia em lances de 1v1 com o guarda-redes, e um cabeceamento positivo. No entanto, nos jogos perante adversários de maior dificuldade, mostrou algumas dificuldades em aproximar-se da baliza com perigo e acumular ocasiões de finalização, o que podemos associar à movimentação, não se conseguindo superiorizar neste aspeto do jogo tal como faz nas competições internas.
Notas Finais
Artem Dovbyk é neste momento o melhor avançado do campeonato ucraniano e um dos melhores do seu país. É um avançado bastante possante fisicamente e com muita qualidade no jogo em apoio. Tem também bons números de produção, mas sentirá algumas dificuldades quando exposto a um nível competitivo superior.
Por fim, Dovbyk mostra qualidade para ser uma alternativa forte nos cinco principais campeonatos europeus, está avaliado em 8M€ no Transfermarkt e pode ser uma oportunidade de negócio interessante para vários clubes das competições referidas.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.