Menu Close

Roony Bardghji – O diamante na rota dos tubarões europeus

Nascido em 2005, ano em que um tal de Ronaldinho Gaúcho ganhava a Bola de Ouro e o Liverpool ganhava a Liga dos Campeões em Istambul, Roony Bardghji é a maior promessa do futebol nórdico.

Com 16 anos, o jovem nascido no Kuweit é já presença assídua nos jogos do Copenhaga e é o segundo jogador mais jovem de sempre a jogar no campeonato dinamarquês e o mais jovem a marcar (dados Transfermarkt).

Roony é ainda muito jovem, mas já atraiu a si o interessa dos tubarões europeus, entre eles Chelsea, Ajax, Bayern e Barcelona, e promete ser um dos grandes destaques da sua seleção e da sua geração.

Perfil

Roony nasceu em novembro de 2005 (15/11/2005) e tem nacionalidade de dois países: Síria e Suécia, para onde se mudou quando tinha apenas 7 anos. Nos primeiros anos da sua formação jogou em clubes mais pequenos da sua zona, até entrar para as camadas jovens do Malmo em 2019. Com 14 anos, o jovem Roony entrou logo para a equipa sub-19 do gigante sueco e em 2020 transferiu-se para o Copenhaga.

Foi pela equipa dinamarquesa que fez a sua estreia no futebol sénior, tinha então 16 anos e 6 dias (a idade mínima regulada para se jogar na Superliga Dinamarquesa é 16 anos). Logo no seu segundo jogo, frente ao Aalborg, conseguiu chegar ao golo e estabeleceu o recorde de jogador mais jovem a marcar. Desde então estreou-se nas competições europeias e jogou mais 10 partidas, que culminam num total de 12 jogos e 2 golos marcados.

Estreia a marcar no jogo frente ao Aalborg

Antes de avançar para a análise do momento defensivo e ofensivo, podemos olhar para o seu perfil físico e psicológico, mesmo estando o jogador ainda em fase de crescimento não só como jogador, mas também como humano.

Físico: Roony tem ainda 16 anos e está ainda em fase de crescimento, vai certamente ganhar mais massa muscular e provavelmente altura. Neste momento é um jogador forte na aceleração, muito ágil e com um bom equilíbrio, mas é muito franzino, suscetível nos duelos e a longas distâncias a sua velocidade não é tão forte.

Psicológico: Roony mostra muita criatividade mas revela uma decisão ainda inconstante e ainda alguma insegurança no frente a frente com o guarda-redes, mas tendo em conta a sua idade o destaque é positivo.

Momento Defensivo

Roony é ainda muito jovem e saltou imensos patamares de formação. Como tal, mostra-se muito pouco evoluído e estimulado no momento defensivo, na reação à perda e ao nível da pressão e antecipação, algo em parte resultado do seu perfil físico, um fator irrelevante na análise deste jogador.

Momento Ofensivo

Roony é um extremo canhoto que joga do lado direito. Distingue-se pela sua relação com a bola, com o seu hábil controlo de bola e drible. O jovem sueco gosta de receber a bola aberto no flanco, ver o jogo de frente e procurar o espaço interior através de curtas diagonais em condução, mas é também forte a operar no meio-espaço, recorrendo a um 1º toque bastante positivo, e mostra-se inteligente no momento de procurar o espaço e oferecer-se como linha de passe.

É a partir do drible, do inteligente aproveitamento que faz da sua inata habilidade técnica, e de diagonais em condução que consegue criar mais perigo. Roony mostra uma boa visão de jogo, mas Roony falha em converter toda a habilidade que tem em passes para remate e assistências, sendo este um fator claramente a melhorar.

Por fim, apesar do jovem extremo não apresentar uma movimentação muito desenvolvida ou agressiva, consegue acumular um bom número de remates por jogo e que o colocam muito bem colocado entre os extremos do campeonato. Na hora de finalizar, Roony mostra um remate forte e colocado, e que merece claramente um destaque positivo, tendo apenas que melhorar na consistência e compostura, algo mais que natural para a sua idade.

Conclusão

Roony tem idade para jogar futebol de formação, na equipa sub-16, talvez um patamar acima nos sub-17, mas a verdade é que é já um importante jogador para o Copenhaga e já conta com 12 jogos pela equipa sénior do clube dinamarquês, com alguns recordes batidos pelo meio.

O jovem Roony tem ainda muitos aspetos a desenvolver, estranho seria se assim não fosse, mas revela um potencial enorme e mais tarde ou mais cedo os rumores que o ligam aos tubarões europeus vão se tornar realidade.

Por fim, ninguém pode dar certezas se algum jogador vai ou não concretizar todo o seu potencial, mas se tudo se alinhar para Roony atingir o nível que se espera, é um jogador que pode marcar a sua geração.

Minutos jogados: 630



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts