Menu Close

Rúben Dias: City ‘Wonderwall’

Rúben Dias tem sido uma das melhores contratações desta temporada na Premier League e a nível internacional. O central é um dos principais responsáveis da excelente campanha do Manchester City esta temporada.

O jovem português chegou no final do mês de Setembro e rapidamente ganhou o estatuto de jogador imprescindível no modelo de jogo de Pep Guardiola, com elogios constantes do técnico espanhol. Mesmo com a chegada no decorrer da temporada, Rúben Dias é neste momento o jogador do Manchester City com mais minutos (2207 minutos) em todas as competições.

Rúben Dias já fez parceria com Nathan Aké, Aymeric Laporte e John Stones mas tem sido com o último que tem protagonizado exibições de grande qualidade. O Manchester City sofreu apenas 1 golo em todas as competições com a dupla Rúben Dias e John Stones. São 12 jogos, 11 vitórias e 11 jogos sem sofrer golos.

Números que ajudam a explicar a consistência defensiva do City, com a defesa menos batida da Premier League (13 golos sofridos), com mais jogos sem sofrer golos (11), com menos remates sofridos (145) e menos remates à baliza (45).

Heatmap Rúben Dias 2020/2021

Frente ao Manchester United nas meias finais da Taça da Liga, a 6 de Janeiro, foi um dos melhores em campo com números impressionantes.

As excelentes exibições do central português têm sido muito elogiadas por Guardiola que não poupa nas palavras quando fala de Rúben Dias. Não só pela sua qualidade a nível técnico e táctico mas também pela sua personalidade e perfil de liderança que contagia os outros colegas.

Analisámos os dados dos centrais com mais de 10 partidas na Premier League até à 21ª jornada e decidimos destacar alguns indicadores que servem para comprovar a excelente época do central português.

No gráfico abaixo podem verificar as estatísticas médias por jogo desde que chegou ao Manchester City.

Comparámos Rúben Dias com alguns dos centrais de referência desta temporada como o seu colega Stones e os adversários Maguire, Alderweireld, David Luiz, Thiago Silva e Fofana.

Comparação entre Rúben Dias, Fofana, Stones, Maguire, Thiago Silva, Toby Alderweireld e David Luiz

A comparação também pode ser feita em vários indicadores com os seus colegas no Manchester City como é o caso de Stones, Laporte e Aké.

A seguinte tabela contém todos os centrais da Premier League com mais de 10 partidas esta temporada, onde é possível pesquisar e filtrar a informação desejada.

Neste gráfico fazemos a relação entre duelos aéreos ganhos e duelos ganhos com Rúben Dias a ficar numa posição intermédia.

Defensivamente é um jogador que se tem destacado pela sua eficácia e capacidade posicional. Muito interventivo no processo defensivo, com desarmes e recuperações em todas as zonas de campo.

Rúben Dias – Desarmes eficazes
Rúben Dias – Recuperações de bola

Na relação entre passes chave e passes certos, podemos verificar que Rúben Dias é um dos melhores da Premier League. O central português encontra-se no canto inferior direito.

Ofensivamente o jogador dos citizens tem vindo a ganhar preponderância na fase de construção, com critério e qualidade na saída de bola. Boa capacidade para queimar linhas de pressão, progredir com bola e servir os colegas em apoios curtos ou com passes em profundidade.

Rúben Dias – Passes longos eficazes
Rúben Dias – Passes chave e passes para a zona de penalty

Alguns dos melhores momentos de Rúben Dias esta temporada pelo Manchester City.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.