Scouting: 10 jovens jogadores a seguir em Portugal em 2022
A época 2021/2022 começou com vários jovens talentos a emergir. Escolhi os dez principais que acho que podem explodir em 2022 nas suas respetivas equipas:
Kerwin Vargas – CD Feirense
O extremo esquerdo de 19 anos chegou a Portugal na época passada para os juniores do CD Feirense. Subiu para a equipa A no início desta época e desde então tem encantado. Além de ter sete golos em dezoito jogos, Vargas tem-se revelado um jogador com grande aceleração, forte sentido posicional (sabe onde dar linha de passe e movimenta-se na altura certa) e com uma elevada capacidade de finalização. Não ficará muito tempo em Santa Maria da Feira.
Vitinha – FC Porto
O médio centro de 21 anos é formado no FC Porto, e é nos dragões que está a mostrar todo o seu potencial, depois de um empréstimo ao Wolverhampton. A maturidade que mostra em campo apesar da tenra idade é surreal, aliada a uma forte visão de jogo, qualidade de passe e agressividade com e sem bola. Uma pérola.
Paulo Bernardo – SL Benfica
O médio centro de 19 anos tem chamado a atenção na Segunda Liga, o que lhe fez merecer vários minutos na equipa A, onde deu uma boa resposta. É visto como a próxima grande promessa do Seixal, muito pela qualidade de passe e condução, pela maturidade, visão de jogo e agressividade sem bola. Muita inteligência na forma como pauta o jogo. Poderá ter muitos minutos com Nelson Veríssimo.
Ugarte – Sporting CP
O médio defensivo de 20 anos chegou a Portugal em janeiro de 2020 para representar o Famalicão. Em apenas seis meses, chamou a atenção do Sporting CP, que pagou pelo jovem uruguaio 6,5 milhões de euros. Apesar de ter demorado a entrar na equipa, beneficiou da lesão de Palhinha para encantar os sportinguistas e quem gosta de futebol. Grande antecipação dos lances, sublime no desarme e forte em condução com bola. Muito potencial.
Leonardo Lelo – Casa Pia AC
O lateral esquerdo de 21 anos chegou esta época ao Casa Pia oriundo dos sub-23 do Portimonense e tem sido uma grande revelação na Liga Sabseg, simultaneamente com a sua equipa. Revela uma grande capacidade associativa, com destaque para os sublimes cruzamentos que efetua, tem capacidade física para fazer o corredor todo e possui bastante agressividade sem bola, que lhe dá uma vantagem no 1vs1 defensivo. Tem tudo para dar o salto em breve.
Nathan – Boavista FC
O defesa de 20 anos chegou na época passada para os sub-23 do Boavista e conseguiu subir à equipa principal a meio da temporada, revelando muito potencial. Esta época tem sido titular indiscutível e uma das revelações da Liga. Podendo jogar como central ou lateral, alia uma forte aceleração com e sem bola, bom posicionamento defensivo e efetua incursões ofensivas com muito critério e qualidade. A sua estampa física permite-lhe ganhar muitos duelos defensivos. Um dos bons jovens a jogar na primeira divisão.
Iván Jaime – FC Famalicão
O médio ofensivo de 21 anos chegou a época passada ao Famalicão, oriundo do Málaga. Desde cedo mostrou ser um jovem com qualidade, sendo quase sempre titular no conjunto minhoto. Esta época não fugiu à regra e Iván Jaime continua a ser peça chave. A grande capacidade a jogar entrelinhas (receções orientadas e visão de jogo), o forte último passe e a capacidade de jogar fora e dentro são as suas maiores qualidades. Jogador pronto para dar o salto.
Alexandre Penetra – FC Famalicão
O defesa central de 20 anos é formado no SL Benfica, mas é no Famalicão que se tem vindo a destacar, tendo surpreendido inicialmente nos sub-23. Nesta época subiu à equipa A pela mão do já demitido Ivo Vieira e tem sido uma revelação. O perfil de liderança, o rigor tático e a imposição física nos duelos revelam aqui um bom projeto de central.
Vitinha – SC Braga
O ponta de lança de 21 anos jogou campeonato distrital até aos juvenis, onde foi pescado pelo SC Braga para a sua formação. A partir daí, tem sido uma máquina de fazer golos. É um jovem avançado com muita capacidade de trabalho, associa-se bem com os colegas de costas para a baliza e efetua diagonais muito inteligentes nas costas dos defesas que lhe permitem estar sempre em conluio com o golo. Muito mérito de Carvalhal na aposta do jovem.
Tomás Handel – Vitória SC
O médio defensivo de 21 anos é formado no Vitória SC e desde que chegou à equipa principal tem chamado bastante a atenção. A sublime qualidade de passe, a forma como lê o jogo antes dos outros e a inteligência posicional fez com que merecesse a titularidade muitas vezes e a chamada à seleção sub-21. Um dos bons produtos do Vitória de Guimarães.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.