Scouting – Ousmane Diao
A parceria entre o Mafra e o Midjtylland tem registo um elevado fluxo e são vários os jogadores no atual plantel do clube português provenientes do clube dinamarquês. Nomes como Ólaffson, Ousmane Diao, Vitkor Bak, Pedro Bravo e Andreas Nibe, um dos destaques, são escolhas habituais de Silas para o onze e desempenham um papel chave na equipa.
Ainda assim, o maior destaque desta relação é Ousmane Diomandé, o jovem central costa-marfinense do Sporting, que foi emprestado pelo clube dinamarquês ao Mafra na temporada passada, deu rapidamente o salto para um dos grandes e assume-se agora como um dos melhores jovens centrais do mundo.
Num processo que faz relembrar Diomandé, pela ascendência africana e inexperiência no futebol europeu, Ousmane Diao chegou ao Mafra em 2022 e tem sido um dos destaques da presente temporada. Vamos então conhecer melhor o central senegalês que promete atingir patamares superiores.
Perfil de Jogador
Ousmane Diao fez formação no Senegal e chegou à Europa apenas em 2022, há pouco mais de um ano. Foi emprestado ao Mafra no início de 2023, teve já algum tempo de jogo ainda nessa temporada, fazendo 10 jogos a titular, mas foi apenas em 23/24, agora a decorrer, que se assumiu como titular absoluto e como um dos melhores jovens da Segunda Liga.
Antes de avançarmos para uma análise técnico-tática do momento defensivo e ofensivo, segue algumas indicações sobre o seu perfil físico e psicológico:
Físico: Diao apresenta bons índices físicos, nomeadamente ao nível da velocidade de deslocação (passada larga). Mostra também uma boa estampa física, mas tem margem para ganhar maior robustez e capacidade de choque. Apresenta uma boa agilidade e coordenação, bom alcance aéreo e disponibilidade física.
Psicológico: Diao é ainda jovem e mostra ainda muita margem de progressão em vários aspetos na leitura de jogo e na decisão. Ainda assim, mostra uma boa confiança e compostura, especialmente com bola.
Momento Defensivo
Diao atua preferencialmente como lateral direito/terceiro central. Mostra um bom posicionamento defensivo, bons estímulos na orientação corporal e colocação dos apoios. Faz um bom controlo da profundidade, apresentando bons indicadores físicos, boa velocidade de deslocação, passada larga e mobilidade. É forte na antecipação e na intercepção (muito proativo, registando um elevado volume defensivo), apresenta qualidade no desarme e no jogo aéreo, e uma boa capacidade de choque no duelo, apesar de ter margem para ganhar mais robustez física.
No entanto, regista algumas falhas de concentração e consequentes erros em algumas ocasiões, é ainda muito permeável no 1v1, apesar da potência física, e é ultrapassado com alguma facilidade. Para além disso, precisa de crescer na marcação, algo visível em situações de cruzamento.
Momento Ofensivo
Diao mostra-se um central muito confortável com bola, daí atuar parcialmente como lateral direito. É bastante ativo na fase de construção, mostra uma boa capacidade de passe curto, revela uma boa capacidade para progredir (por fora), apesar de não ter uma grande preponderância para o passe entre-linhas, e apresenta também qualidade na condução de bola, facilidade para sair da pressão e muita confiança.
Para além disso, regista uma boa chegada a zonas adiantadas, dentro do que é um lateral mais defensivo, muito incisivo e eficaz, apesar de naturalmente não ser o mais evoluído tecnicamente e não ser muito forte na criação. No entanto, mostra também aqui algumas falhas de concentração e por vezes acaba por perder a bola, por excesso de confiança ou displicência, em zonas mais recuadas.
Notas Finais
Ousmane Diao chegou à Europa recentemente e encontra-se já a jogar num bom patamar competitivo, tem feito boas exibições e assumiu-se esta temporada como um dos melhores jovens centrais da Segunda Liga. Mostra um perfil interessante como lateral/terceiro central, oferecendo muita versatilidade na linha defensiva, e destaca-se pela boa aptidão física e qualidade na saída de bola, bom posicionamento defensivo e controlo da profundidade, mas precisa de crescer no 1v1, na marcação e melhorar os índices de concentração.
Por fim, apresenta qualidade para dar o salto para um patamar superior, no contexto nacional para um nível médio de Primeira Liga, num curto espaço de tempo. Apresenta uma grande margem de crescimento, podendo atingir um nível alto no contexto nacional, e promete ser mais uma história bem-sucedida da relação entre o Mafra e o Midtjylland.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.