Menu Close

Sima: A lança do Senegal

Abdallah Sima é um avançado senegalês do Slavia de Praga, que na sua primeira época como sénior tem impressionado tanto na primeira divisão checa como na Europa League.

Nascido em 17/06/2001, em Dakar, fez parte da sua formação no Thonon Evian FC e no ano passado transferiu-se para o Taborsko da 2° divisāo checa. No mesmo ano acaba por se mudar para a equipa do Slavia fazendo a sua estreia na 5°jornada da época 2020/21.

Até ao momento Sima participou em 23 jogos, marcando 15 golos e 3 assistências e parece ser o próximo jogador a sair do Slavia para uma equipa de um dos principais campeonatos.

Momento defensivo 

Nestes momentos do jogo é onde poderá melhorar ainda, principalmente por jogar numa equipa dominadora no campeonato (17V-4E-0D). Ainda assim, mostra compromisso defensivo fazendo bem os acompanhamentos do seu lateral.

Pela sua altura e qualidade no jogo aéreo, é importante em bolas paradas defensivas. Devido à energia e intensidade que dá ao jogo, consegue ser um elemento capaz de efetuar com critério pressão alta.

Num campeonato mais competitivo e com jogadores de outro nível é que se poderá ver até que ponto a sua competência defensiva deve ser melhorada.

Momento ofensivo 

Sima pode jogar em qualquer das posições na frente de ataque, dependendo do que o treinador quer dele e do jogo. Tanto na liga como na Liga Europa, Sima joga como extremo-direito, fazendo muitos movimentos interiores. Procura bem o espaço entre lateral e central, para fazer movimentos em busca da profundidade.

Quando a equipa procura sair longo, consegue usar a sua envergadura física para ganhar duelos aéreos.

Como principais atributos do jogador senegalês, conta-se a sua velocidade, especialmente velocidade em condução de bola, a sua força física e algo pouco comum para a sua idade, a noção do que se passa à sua volta durante o jogo, encontrando assim espaços e colegas de equipa para jogar em 1 ou 2 toques.

A qualidade e frieza na finalização também é uma das suas principais qualidades, tanto em remates de curta ou média distancia, como se viu no golo que marcou contra o Leicester City na Liga Europa.

Como pontos a melhorar, claramente os cruzamentos e o ultimo passe devem ser áreas em que Sima necessita ainda de trabalhar.

Momento ofensivo Pelas suas características parece-nos que num futuro próximo Sima poderá jogar pelo corredor direito, continuando a fazer movimentos interiores que o levem a zonas de finalização ou como avançado centro numa equipa que aposte num jogo direto em busca das costas da defesa adversária.

Futuro

Assim como Souček e Coufal que se mudaram dos campeões Checos para o West Ham United, parecia certo que Sima seguir-lhes-ia o caminho, mas com a temporada que jovem jogador está a ter até ao momento, parece que a sua saída a se confirmar poderá ser para um clube de outro nível.

Com um valor de mercado de 8M, segundo o TransferMarket, e com o clube checo a pedir uma verba a rondar os 35M, será necessária uma continuação de grande campanha europeia ou outra época no campeonato checo para mostrar que vale esse valor.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.