Menu Close

SL Benfica – Opções para o comando técnico

No passado dia 28, Jorge Jesus rescindiu contrato com o Benfica e Nélson Veríssimo foi chamado para render o técnico até ao final da época. Contudo, é noticiado que o Benfica estará já à procura do seu próximo treinador principal. Logo, deixamos aqui nove nomes, portugueses e estrangeiros, que podem ser boas escolhas para treinarem o SL Benfica, tanto num momento atual, como no final da temporada.

Paulo Fonseca

O treinador português está sem clube desde o final da época passada depois de ter terminado contrato do comando técnico da AS Roma. Com 48 anos, conta também com passagens pelo Paços de Ferreira, FC Porto e Shakhtar. Pode encaixar muito bem no banco do SL Benfica, tendo em conta o conhecimento que tem do futebol português, pelo estilo de jogo atrativo e eficiente e na facilidade com que se relaciona com a massa adepta. 

Sistema – Paulo Fonseca revela-se muito adaptável no que toca ao sistema tático, ajustando consoante os jogadores que tem à sua disposição. Ainda assim, os sistemas mais comuns são: 4x2x3x1 e 3x4x3. 

Modelo – O estilo de jogo do mister é focado na parte ofensiva, com destaque para uma construção paciente, progressão no timing certo e ataque rápido quando consegue queimar linhas de pressão, onde beneficia muito da largura dos laterais para pôr em prática as suas ideias. Tende a fazer um bom trabalho no ajustamento das linhas defensivas, mas tem revelado dificuldades nas transições defensivas. 

Palmarés – 1 taça de Portugal; 3x campeão ucraniano; 3x vencedor da taça ucraniana; 1 supertaça ucraniana; 1 supertaça portuguesa.

Jogadores em destaque – Diogo Jota e Fred

Luís Castro

O treinador português defende neste momento as cores do Al-Duhail, clube da primeira divisão do Catar. Com 60 anos, conta com passagens pelo FC Porto (A e B), Vitória SC, Chaves, Rio Ave e Shakhtar. Pode encaixar no banco do SL Benfica pelo futebol ofensivo e atrativo, pelo historial de sucesso na aposta em jovens e pela boa relação que tem com os seus jogadores por onde passa. 

Sistema – Podendo variar uma ou outra peça, o sistema mais utilizado pelo mister Luís é o 4x2x3x1. 

Modelo – O modelo de jogo é bem assente na produção ofensiva, com o privilégio de uma posse de bola paciente, mas fluída e com o objetivo de obter superioridades numéricas no corredor da bola para poder progredir. Algumas dificuldades defensivas, o que se revela na quantidade de golos sofridos nas equipas por onde passou. 

Palmarés – 1 segunda liga portuguesa; 1 liga ucraniana; 1 terceira divisão portuguesa.

Jogadores em destaque – Rúben Neves e André Silva

Leonardo Jardim

O treinador português defende neste momento as cores do Al-Hilal, o principal clube da Arábia Saudita. Com 47 anos, conta com passagens pelo Braga, Olympiacos, Sporting e Mónaco. Pode encaixar no banco do SL Benfica pela qualidade na aposta dos jovens, pela qualidade de jogo e, o mais importante, pelos resultados práticos que apresenta por onde passa. 

Sistema – 4x2x3x1

Modelo – O jogo do mister Jardim assenta num estilo bastante variável em que a prioridade é chegar ao último terço e, a partir daí, ser o mais vertical e objetivo possível. Tende a ter equipas intensas, rápidas na reação, rápidas a ferir o adversário e letais em transição. Trabalha muito bem a parte emocional dos jogadores.

Palmarés – 1 liga dos campeões asiática; 1 liga grega; 1 taça grega; 1 liga francesa; 1 segunda liga portuguesa.

Jogadores em destaque – Mbappé e Bernardo Silva

Renato Paiva

O treinador português defende neste momento as cores do Independiente Del Valle, onde acabou de ser campeão nacional equatoriano. Com 51 anos, conta com passagens por quase todos os escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica, acabando na equipa B, antes de viajar para o Equador. Pode encaixar no banco do SL Benfica, pelo conhecimento e paixão que tem pelo clube, pela boa relação que tem com as pessoas da estrutura e pela facilidade em trabalhar com os jovens. 

Sistema – 4x3x3 e 3x5x2 (varia consoante os jogadores)

Modelo – O seu jogo privilegia bastante a posse de bola, com nota para a utilização dos corredores laterais e a participação ativa dos laterais projetados na linha. Comhecido por aplicar muitas situações de terceiro homem no último terço do campo. 

Palmarés – 1 campeonato equatoriano.

Jogadores em destaque – João Félix e Rúben Dias

Abel Ferreira

O treinador português defende neste momento as cores do Palmeiras, onde acabou de ganhar a sua segunda Libertadores consecutiva. Com 43 anos, conta com passagens pelo SC Braga e Paok. Pode encaixar no banco do SL Benfica pela ligação forte que estabelece com os seus jogadores, como trabalha esse lado emocional e pela clareza na comunicação. 

Sistema – 4x2x3x1 

Modelo – O jogo do mister Abel privilegia a preparação feita no pré-jogo, o estudo do adversário e a exploração das suas debilidades. Tem uma certa dificuldade em produzir quando se vê obrigado a pegar no jogo. Mais forte em transição ofensiva e ataques rápidos. 

Palmarés – 1 taça do Brasil; 2 Libertadores.

Jogadores em destaque – Ricardo Horta e Danilo

Graham Potter

O treinador inglês defende neste momento as cores do Brighton, que milita na Premier League. Com 46 anos, conta com passagens pelo Ostersunds (Suécia) e Swansea. Pode encaixar no banco do SL Benfica pela alegria e criatividade que permite aos seus jogadores dentro do seu modelo de jogo, pela facilidade na comunicação e por um futebol ofensivo que permite a criação de muitas oportunidades de golo. Ser estrangeiro pode ser uma lufada de ar fresco no balneário encarnado. 

Sistema – 3x4x3 e 4x3x1x2

Modelo – O jogo do mister Potter privilegia a posse de bola, com constante procura de passes progressivos, juntando muitos jogadores na mesma zona, tanto para progredir, como para finalizar. Defensivamente, possui um conjunto sólido, sempre a privilegiar o controlo da zona central. Para estabelecer o seu futebol, procura jogadores versáteis e intensos. 

Palmarés – 1 taça da Suécia.

Jogadores em destaque – Tariq Lamptey

Christophe Galtier

O treinador francês defende neste momento as cores do Nice, clube da Liga Francesa. Com 55 anos, conta com passagens pelo Saint-Étienne e Lille, onde foi campeão na época passada. Pode encaixar no banco do SL Benfica pela qualidade de jogo que apresenta aliada aos resultados, pela competência na aposta dos jovens e pela facilidade em relacionar-se com o projeto do clube. 

Sistema – 4x4x2

Modelo – o jogo do mister Galtier privilegia a organização defensiva, com aposta numa pressão alta na construção adversária e linha defensiva sempre compacta. Ofensivamente, o seu futebol assenta num aglomerado de jogadores no centro do terreno, de modo a projetar os laterais e em múltiplas trocas posicionais no último terço. A sua maior ameaça são as transições ofensivas rápidas. 

Palmarés – 1 campeonato francês; 1 taça francesa.

Jogadores em destaque – Ikoné e Botman

Roberto Mancini

O treinador italiano defende neste momento as cores da seleção nacional do seu país, tendo-se sagrado campeão europeu neste último verão. Com 57 anos, conta com passagens pelo Inter, Manchester City e Zenit. Pode encaixar no banco do SL Benfica pela sua experiência, pelos bons resultados e já assumiu publicamente querer treinar os encarnados antes de terminar a carreira. 

Sistema – 4x3x3

Modelo – Na seleção italiana, o jogo de Mancini assenta no equilíbrio defensivo e ofensivo, privilegiando bastante a intensidade nos pós perda. A chave assenta muito no estudo da equipa adversária e a sua equipa tornou-se muito completa por saber adaptar-se aos diferentes adversários. Se precisar de defender, defende bem. Se precisar de pegar no jogo e atacar, fá-lo bem também. Muito eficaz nas transições ofensivas.

Palmarés – 2 campeonatos italianos; 2 supertaças italianas; 6 taças de Itália; 1 supertaça europeia; 2 taça das taças e 1 campeonato da europa.

Jogadores em destaque – Adriano e David Silva

Quique Setién

O treinador espanhol está neste momento sem clube, desde que foi despedido do Barcelona em agosto de 2020, depois de uma crise de resultados. Com 63 anos, conta com passagens pelo Las Palmas e Betis. Pode encaixar no banco do SL Benfica pelo método ofensivo e atrativo que o seu jogo oferece, privilegiando a posse de bola paciente e fluída até encontrar espaço para explorar. A sua experiência e a passagem pelo Barcelona podem vir a ser mais-valias para lidar com os problemas dos encarnados. 

Sistema – 4x3x3 

Modelo – O jogo do mister Setién tem uma base atrativa e fluída, assente numa posse de bola paciente e que envolva todos os jogadores da equipa. É um pouco radical na forma como sai a jogar desde trás, sempre com um futebol apoiado, tentando progredir dessa forma até à baliza adversária. É um modelo de jogo ideal para uma equipa grande pela forma como sufoca o adversário, tentando ter a posse de bola o maior número de tempo possível e dando liberdade aos criativos da equipa – o meio-campo tem um papel fundamental. 

Palmarés – 

Jogadores em destaque – Fabián Ruiz e Aissa Mandi



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts