Menu Close

Alternativa a Matheus Nunes

“Não estou preparado para perder Matheus Nunes, mas caso saia, arranjaremos alguém à altura. Arranjamos sempre solução, só para a morte é que não há solução”

Rúben Amorim, 12 de Agosto de 2022

Rúben Amorim viu ser confirmada a transferência de Matheus Nunes para o Wolverhampton. O internacional português era crucial no 3x4x3 dos leões, por toda a panóplia de recursos técnicos, táticos e físicos que proporcionava ao modelo de jogo do Sporting. Vimos então sugerir alternativas válidas face à saída de Matheus, procurando corresponder às valências que o médio de 23 anos acrescentava, nomeadamente: capacidade de transporte de bola em condução, abrangência de espaços a meio campo, capacidade de trabalho no posicionamento defensivo e reação à perda de bola em transição defensiva.

SAMUEL COSTA | 21 ANOS | ALMERÍA

Jovem médio formado no SC Braga, foi peça fundamental no regresso do Almería à La Liga. Com 1.83m, é um médio com uma boa dimensão física, destacando-se pela abrangência de espaços no momento defensivo e pela capacidade de conquistar duelos. Não possui a mesma dinâmica ofensiva de Matheus Nunes, mas é um jogador com elevada capacidade de trabalho e capaz de atuar num meio campo a 2. Agressivo no desarme ao adversário e entrega com qualidade, garantindo a manutenção da posse de bola. Tem uma boa amplitude nas ações com bola, quer através da variação de jogo pelo passe longo, quer por uma boa meia distância. Garante ainda competência no jogo aéreo, nomeadamente na bola parada ofensiva, fator relevante para Rúben Amorim.

MATEUS FERNANDES | 18 ANOS

Foi destaque na pré-época dos leões, merecendo a aposta de Rúben Amorim em vários jogos. Demonstrou potencial para ter minutos na equipa principal, principalmente, pelas semelhanças com Matheus Nunes ao nível do que oferece à equipa. É uma solução de cariz ofensivo, nomeadamente pela capacidade de progressão com bola e de definição no último terço. Com 1.78m, revela ser forte na proteção da posse de bola e tem uma velocidade de deslocamento que lhe permite ganhar espaço aos adversários com relativa facilidade. Tem uma interessante abrangência de espaços no corredor central, critério que se tem vindo a revelar importante nas escolhas de Rúben Amorim para o meio campo do Sporting. Não terá ainda um nível de preparação equiparado aos restantes, mas é uma aposta de futuro do clube e pode ser uma boa surpresa na época do Sporting.

Deixamos como sugestão de leitura o nosso artigo sobre o jogador: https://www.proscout.pt/mateus-fernandes-a-clonagem-de-matheus-nunes/

JOÃO GOMES | 21 ANOS | FLAMENGO

Jovem médio já badalado no futebol brasileiro, tendo sido recentemente associado ao Benfica, Atlético Madrid e Liverpool. Jogador que garante grande capacidade de recuperação de bola e de controlo das transições do adversário. É agressivo nas disputas de bola e forte no confronto físico, com grande facilidade na proteção da posse de bola. Demonstra maturidade e cultura tática na forma como gere os ritmos de jogo, pausando ou acelerando o passe nos momentos adequados. Não sendo particularmente criativo e virtuoso, tem ainda assim capacidade física para chegar no último terço e serve os colegas com qualidade para zonas de finalização. É então um médio completo e que poderia ser uma solução de presente e futuro para o meio campo dos leões.

XEKA | 27 ANOS | JOGADOR LIVRE

Terminou contrato com o Lille após 5 épocas e meia em França. Foi aposta regular e transporta já consigo na bagagem elevada experiência num campeonato de alto nível. Médio de porte físico assinalável (1.86m) que se destaca pelas suas valências defensivas. Robusto fisicamente e com bons níveis competitivos e de agressividade. Acrescenta capacidade de recuperação de bola e de lançar transições rápidas através do passe forte que executa. Revela qualidade no passe longo e na meia distância. Competente no jogo aéreo e com uma abrangência de espaços importante para o modelo de jogo de Rúben Amorim.

MADY CAMARA | 25 ANOS | OLYMPIACOS

Camara é um médio centro guineense do Olympiacos e e enquanto treinado pelo português Pedro Martins, foi um nas últimas épocas. É um médio bastante potente fisicamente, tornando-o bastante eficaz nos duelos e sendo uma peça fundamental na pressão alta da equipa. Com bola, é muito importante a desbloquear a pressão adversária em condução (semelhante a Matheus Nunes), apesar de não ser um médio que arrisque muitos passes – tem um papel de gestor de ritmos e equilíbrio com bola.

DAVID TURNBULL | 23 ANOS | CELTIC

O médio escocês é um nome pouco conhecido, mas foi uma das figuras do plantel do Celtic que venceu o Premiership da época passada. Uma lesão que o afastou dos relvados durante algum tempo tirou-o um pouco dos holofotes e do onze inicial da equipa, o que pode ser uma oportunidade para o clube de Alvalade. Turnbull é sem dúvida o médio mais completo da lista. Pode funcionar como organizador na construção e criação, pode funcionar como médio de ligação box-to-box, pode jogar junto à ala e fornecer movimentos interiores e até jogar atrás do avançado. É um jogador que se destaca pelas características ofensivas, revelando uma capacidade tremenda na definição no último terço e pela facilidade com que se associa com os colegas e sai da pressão adversária. Defensivamente comete vários erros de leitura, mas assim como os outros nomes do artigo, revela uma disponibilidade física muito grande que lhe permite recuperar desses erros e oferecer um largo raio de ação à equipa.

DENNIS GEIGER | 24 ANOS | HOFFENHEIM

À semelhança de Turnbull, Dennis Geiger é um médio centro bastante ofensivo, mas com um físico mais frágil e raio de ação defensivo mais reduzido. Logo, é um jogador que necessita de suporte defensivo, o que não seria um problema na equipa de Rúben Amorim. Dennis é um médio de 24 anos internacional pelas camadas jovens da Alemanha e é mais um caso que há várias épocas tem sido apontado a excelentes clubes, mas ainda não deu o salto. Revela ser um médio com um conforto tremendo com bola e que trabalha com o objetivo de dar uma linha de passe válida a todos os elementos da equipa e poder assim ligar o jogo ofensivo – é o cérebro da equipa. No último terço define com muita inteligência e também demonstra facilidade no remate. Sem bola, e apesar de ser um jogador com muita agressividade, comete alguns erros posicionais e mostra dificuldade em recuperar no pós-perda.

GLEN KAMARA | 26 ANOS | RANGERS

Kamara é um médio finlandês de 26 anos que defende as cores do histórico escocês e foi um dos responsáveis pela sua recuperação desportiva das últimas épocas. Trata-se de um jogador bastante completo nas suas ações em campo, revelando preferência para dar um forte apoio nas alas, tanto como linha de passe como na cobertura sem bola. Tem uma chegada à área bastante elevada e possui condições físicas que lhe permite vencer bastantes duelos e proteger a bola com qualidade.

Artigo redigido por Diogo Silva e Jaime Silva.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts