Título regressa a Minas Gerais
Fundado a 25 de março de 1908, o Clube Atlético Mineiro sagrou-se campeão da Série A do Brasileirão, quando, ainda, faltam 3 jornadas para o fim do campeonato. Com este título, a equipa mineira conquista o 2º troféu de campeão brasileiro da sua história, 50 anos depois.
Em 2020, o clube com a sexta maior massa adepta do Brasil, começou a fazer um grande investimento, sustentado, através da construtora MRV, o que permitiu, além de pagar as dívidas que o clube tinha, trazer reforços de grande qualidade.
Esta temporada, o objetivo era claro, para além do título nacional, procurar trazer a glória continental, vencendo a Libertadores, no entanto a equipa foi eliminada nas meias-finais pelo Palmeiras, de Abel Ferreira. A equipa mineira já conquistou o campeonato e encontra-se na final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, que será decidida em 2 jogos que se realizarão em Dezembro.
Cuca é o homem do leme
Cuca, é um dos treinadores mais conceituados no futebol brasileiro, a par de nomes como Wanderley Luxemburgo, Luiz Filipe Scolari e Mano Menezes. Tem mais de 20 anos de carreira, como treinador principal, tendo passado pelos principais clubes brasileiros, conquistando 2 Campeonatos brasileiros, 1 Copa dos Libertadores, exatamente no Atlético Mineiro, 4 Campeonatos Mineiros. Tem uma experiência internacional no Shadong Luneng, na China, onde conquistou a Taça da China e a Supertaça da China.
O atual treinador do Atlético Mineiro, é conhecido por montar bons planteis, devido ao vasto conhecimento que tem do Campeonato Brasileiro e por conhecer exatamente as necessidades dos clubes onde trabalha. Taticamente, não é um treinador muito inovador, mas estrategicamente, é um treinador que trabalha muito bem, principalmente em situações de pressão.
11 Base
A equipa do Atlético Mineiro, tem um plantel muito completo, mesclando experiência, jogadores internacionais pelas suas seleções, com juventude. Em relação ao 11 base, alguns jogadores são imprescindíveis ao modelo de jogo de Cuca, e que, normalmente são titulares indiscutíveis, no entanto e com a profundidade do plantel, há posições em que Cuca vai rodando alguns jogadores. Éverson, Hulk, Allan, Arana, Zaracho e os centrais Junior Alonso e Nathan, são aqueles jogadores mais indiscutíveis no 11 da equipa mineira.
Momento Ofensivo
É uma equipa que privilegia, a construção, em futebol apoiado, saída, desde trás, com os centrais a terem uma grande importância. Constroem, com os centrais e apoio do médio defensivo, os laterais ligeiramente projetados, com o objetivo de criar espaço entrelinhas, para os médio ala ou avançados receberem soltos de marcação.
No último terço, a equipa procura criar situações de finalização, com combinações rápidas, para aproveitar a mobilidade e a capacidade fisica que os seus avançados, Hulk e Diego Costa, têm.
Na transição ofensiva, equipa muito vertical, normalmente um jogador conduz, para atrair adversários, e geralmente os avançados procuram movimentos rápidos em profundidade para se poderem isolar e finalizar.
Momento Defensivo
No momento defensivo, posicionam-se num 4 – 4 – 2. Privilegiam marcação individual, alta, com os avançados a pressionar os centrais e os médios ala a pressionarem os laterais. Com este tipo de marcação, a equipa é atraída, deixando muitas vezes espaços entrelinhas e nas costas da sua linha defensiva. Com este tipo de pressão, a equipa recupera muitas bolas, no meio campo ofensivo adversário.
No momento de transição defensiva, a equipa demonstra algumas dificuldades, principalmente no lado direito, no espaço que existe entre central-lateral. Muitas vezes, a equipa está descompensada, apenas com os centrais preparados para a transição, uma vez que laterais estão projetados e médios mais próximos da área.
Conclusão
- O Atlético Mineiro sagrou-se campeão brasileiro, cumprindo um dos grandes objetivos do clube para esta época e, ainda, vai disputar a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras.
- Em 2020, o Atlético Mineiro começou a investir na qualidade do seu plantel, contratando jogadores como Arana, Hulk, Diego Costa, Eduardo Vargas, Keno ou Nacho Fernandéz.
- Ofensivamente, é uma equipa muito forte nas transições e em organização ofensiva, procura atacar de forma apoiada, procurando o espaço entrelinhas.
- Defensivamente, pressionam alto e forte, marcação HaH, sendo atraídos pela pressão adversária, criando alguns espaços.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.