Leandro Borges: Pêndulo da Mata
Leandro Quintiliano Borges da Silva é um médio defensivo brasileiro de 30 anos que representa as cores do Caldas SC, conjunto que milita na Liga 3 do futebol português. Chegou a Portugal em 2017 para o Vitória Sernache, equipa que na altura jogava a distrital de Castelo Branco e a qual ajudou a subir ao Campeonato de Portugal em 2019. Depois de uma época bem conseguida no terceiro escalão, chamou a atenção do Caldas em 2020 e nunca mais saiu da equipa da Mata. É dos jogadores com mais tempo de jogo e imprescindível para o sistema tático do técnico José Vala.
Momento ofensivo
Jogador fundamental na construção da equipa e também na variação de flanco (passe longo para os laterais). Tenta ser regularmente o homem livre e dar essa linha de passe frontal para a equipa poder progredir. Para o fazer, possui uma grande qualidade de passe e muita calma sob pressão. A elevada estatura – 1,86m – e um bom porte físico permitem-lhe proteger a bola como poucos.
Momento defensivo
Defensivamente também acaba por ser fundamental na equipa. Sendo o médio mais recuado, fica encarregue de controlar o espaço entrelinhas e por vezes assume a marcação individual de um dos médios ou avançado mais central da equipa adversária. Para o fazer, beneficia de uma grande facilidade nos duelos, seja no chão ou aéreos e uma rara inteligência posicional que lhe permite antecipar os lances e compensar a falta de velocidade que possui.
Conclusão
Apesar de ser uma peça fundamental nesta equipa, Leandro tem certas fragilidades que lhe podem tirar a oportunidade de subir o nível. As que mais saltam à vista são a falta de agilidade e velocidade nas ações e o facto de ser demasiado posicional, isto é, possui um raio de ação bastante reduzido. Aos 30 anos, e com a qualidade que tem demonstrado, terá uma oportunidade de ouro de dar o salto para uma Segunda Liga, que me parece o nível ideal para o jogador neste momento. Na época passada revelou ter recebido ofertas desse campeonato, mas preferiu renovar com a equipa das Caldas da Rainha e tentar a subida de divisão. Certamente voltarão as ofertas.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
