Menu Close

Wahid Faghir – Uma pérola por lapidar!

Dinarmaquês  de 17 anos Wahid Faghir é um jovem Ponta de Lança que começa a despontar na Dinamarca e já apareceu no Europeu Sub21.

Apesar de ser Dinamarquês , Faghir tem origem Afegã o que lhe confere algo diferente ao típico jogador Dinamarquês.

Quando me indicaram o nome deste jovem para eu analisar, fiquei curioso como um jovem de 17 anos já estava sob o olhar de alguém tão experiente na área do Scouting, até porque o meu intuito seria de escrever sobre outro dinamarquês mas a qualidade deste jovem convenceu-me.

Na Liga fez 26 jogos marcando 6 golos, apesar da sua tenra idade foi começando a ganhar a confiança do treinador para mais minutos e com isso… mais golos.
Como prémio pela época e tendo apenas 17 anos, foi chamado ao Euro Sub21 marcando 1 golo em 3 jogos e logo diante da Alemanha.
O jovem ponta de lança foi internacional sub16, sub17 e sub18 chegando agora com 17 anos aos sub21.

A Dinamarca tem crescido muito em termos de jovens talentos ultimamente, uma aposta na formação, em bons treinadores, mesmo que importando conhecimento de vários países, a verdade é que o futebol Dinamarquês tem sido uma agradável surpresa nos últimos anos. 

Nascido em Vejle, na região de Syddanmark, Faghir é um produto das camadas jovens do Vejle BK.

Tem aproveitado a oportunidade dada pelo técnico romeno Constantin Galca para se mostrar, a 13 de Junho de 2020 teve o seu primeiro jogo pela equipa principal do Vejle BK.

Momento Defensivo

Com boa capacidade física ( 1,85m ), é um jogador empenhado para ajudar a defender, tanto na pressão alta como na capacidade de recuperação posicional quando o adversário ultrapassa a primeira linha de pressão, embora sendo novo e tenha ainda um longo caminho de evolução no sentido posicional, Faghir sabe onde se colocar e verificar os pontos de pressão do adversário neste sistema do técnico Galca.

Tem uma reação muito forte à perda de bola, tenta utilizar a sua capacidade física nos duelos para estes momentos defensivos.

É um jogador já muito adaptado ao 433 da equipa quer a atacar quer a defender.

Momento Ofensivo

É um jogador que se pode tornar rapidamente num avançado completo. No aspecto físico e corporal nota-se a sua grande capacidade para os duelos, para os embates aéreos. 

Tem uma capacidade natural de marcar golos, o seu instinto frente à baliza é perceptível nas zonas de finalização e isto apesar da sua juventude, tendo uma boa técnica com a bola e sensibilidade nos movimentos sem bola.

Dotado de uma  excelente coordenação motora e uma boa velocidade apesar da sua complexão física, existem movimentos do jovem dinamarquês que denotam que o futuro é risonho.

Faghid é um jogador que se dá ao jogo, com movimentos de pivot, fruto da sua capacidade física e técnica, recebe bem a bola de costas tentando a combinação com os seus colegas e é igualmente capaz de criar ocasiões para os seus colegas. 

Nota-se ainda que apesar de ter uma boa recepção e primeiro toque, é algo que irá evoluir com o seu crescimento, o que o poderá tornar ainda mais completo.

A sua inteligência de posicionamento a nível ofensivo é notória quer no ataque à profundidade quer a libertar espaços para os colegas aparecerem no espaço vazio.

No jogo aéreo é forte tanto em jogo corrido como nas bolas paradas sendo mais um aspecto a ter em conta para este avançado que poderá se tornar muito completo nos próximos anos.

Finalizações de Wahid Faghir

Conclusão

É um jovem jogador que se vai tornar numa referência no futebol europeu.

Com uma boa capacidade finalizadora aliada a sua forte condição física e coordenação motora aliada a uma boa capacidade técnica, a Dinamarca rapidamente se tornará muito pequena para o seu talento. 

O tempo joga a seu favor,  pois com 17 anos existem algumas arestas a limar na sua evolução, precisando de um nível competitivo superior, mas o talento e a sua boa condição física estão bem presentes no que poderá ser em breve uma referência da seleção Dinamarquesa.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.