Menu Close

Yerson Chacón – o MVP da Liga Venezuelana

O campeonato venezuelano é um dos menos desenvolvido do futebol sul-americano, mas ao longo dos anos tem exportado bons jogadores, alguns deles bem conhecidos do nosso futebol. O Deportivo Táchira, clube do jogador destacado, é um dos principais formadores deste país, numa lista que conta com, por exemplo, Mikel Villanueva e Nahuel Ferraresi, dois nomes bem conhecidos do nosso futebol.

Yerson Chacón é o mais recente prodígio do futebol sul-americano e apenas aos 18 anos foi nomeado MVP do campeonato venezuelano.

Perfil

Yerson nasceu em junho de 2003 em Táchira. Fez a sua estreia no futebol sénior com apenas 14 anos e desde 2020 que tem sido presença assídua na equipa principal do seu clube. Nesse ano, na sua primeira temporada, fez 14 jogos e marcou 2 golos, e em 2021, no ano da sua afirmação somou 42 jogos, nos quais registou 18 contribuições para golo (10G+8A), o que culminou no prémio de melhor jogador do campeonato. No mês passado, foi chamado à seleção e fez a sua estreia contra a Bolívia, numa partida a contar para a Qualificação do Mundial 2022.

No aspeto físico, Chacón é um jogador de baixa estatura (1,69m) e muito franzino. No contexto onde está inserido é capaz de esconder essas debilidades com uma forte aceleração e agilidade, ao que associa uma boa utilização do físico e agressividade, mas é algo que lhe pode causar algumas dificuldades num patamar superior e mais físico, especialmente numa fase de adaptação. Ainda assim, ainda é muito novo e vai também crescer no aspeto físico.

Momento Defensivo

Chacón é muito comprometido defensivo, destacando-se a forte e agressiva reação à perda, ainda que tenha claros défices ao nível da leitura defensiva. Este fator é algo que por vezes falha nos jogadores mais jovens, e é sempre um bom indicativo quando se destaca o contrário.

Momento Ofensivo

Yerson Chacón é um extremo canhoto que atua predominantemente do lado direito. É um jogador que salta à vista pela forte aceleração e pelo controlo de bola, ao que podemos associar um drible e uma condução de bola muito fortes. No entanto, tem algumas deficiências ao nível da execução final, essencialmente no remate, sendo ainda muito inconstante nesse capítulo, mas mostra-se bastante competente na tomada de decisão.

Aos 18 anos, já mostra um bom conhecimento do jogo – boa movimentação, boa leitura do jogo no processo ofensivo e boa visão de jogo, o que associado à sua qualidade técnica resulta num bom último passe e num envolvimento muito positivo em lances de finalização e golo. Para além disso, revela uma boa intencionalidade em todas as suas ações e é um jogador direto, intenso e muito ativo no jogo.

É forte a jogar por dentro e por fora, do lado esquerdo e do lado direito, deambula muito no terreno e é um extremo que encaixa muito bem no coletivo onde está inserido. Mostra um bom entendimento das dinâmicas, privilegia o coletivo em detrimento do individual e a sua versatilidade posicional é uma mais-valia para a sua equipa.

Análise Estatística

Do ponto de vista estatístico, a análise recai sobre dois radares. Estes radares são referentes aos dados da última edição do campeonato venezuelano, o máximo e o mínimo foram definidos pelos valores do campeonato e os dados são por 90 minutos.

Do lado esquerdo, a azul, temos os dados de Yerson Chacón, e do lado direito, a vermelho, temos os dados da média do campeonato (extremos com pelo menos 5 jogos).

Yerson Chacón (azul, esquerda) e Média do Campeonato (vermelho, direita)

Os radares falam por si mesmo, e a verdade é que o radar azul, de Chacón, é bastante mais amplo que o radar vermelho, da média do campeonato. O jovem extremo regista excelentes números em toda a parte e só fica aquém da média no parâmetro dos dribles eficazes.

O número de golos e assistências por jogo é bastante relevante e quase o dobro da média do campeonato, o que nos mostra que aos 18 anos, Chacón já tem um excelente output (0.6 G+A por 90 minutos).

Por fim, estes dois radares são um excelente indicativo da qualidade de Chacón, que se consegue superiorizar à média do campeonato na maioria dos parâmetros, e mostram-nos que o rendimento que mostra em campo é elevado e totalmente traduzido nos números.

Conclusão

Yerson Chacón atua no Deportivo Táchira da Primeira Divisão Venezuelana e foi nomeado MVP da última edição. Aos 18 anos, é já o destaque do campeonato do seu país e já foi chamado à seleção principal. Tem características muito interessantes, nomeadamente o facto de se inserir muito bem num coletivo e ter a versatilidade de jogar por dentro e por fora, associando a isso uma boa capacidade técnica, drible e visão de jogo.

O seu perfil físico e o baixo nível competitivo do contexto onde está inserido indica-nos que poderá ter alguma dificuldade na adaptação a um patamar superior, mas é um jogador com muita qualidade, potencial e que pode chegar a voos mais altos. Deve sair do campeonato venezuelano nos próximos tempos, provavelmente para algum dos melhores campeonatos sul-americanos e é um dos jogadores a seguir com atenção no futuro.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts