Um ‘cafetero’ em terras de Sua Majestade
“Foi o seu primeiro jogo e foi provavelmente um dos melhores que vi de um novo jogador, isso é verdade, porque ele parecia completamente natural”. Foram estas as primeiras palavras de Jurgen Klopp sobre a estreia de Luis Díaz pelos reds. E não é para menos, uma vez que tudo aquilo que o extremo colombiano apresentou nos primeiros passos em Inglaterra, foi o que nos habituou após a sua passagem por Portugal.
No 4-3-3 do Liverpool, posiciona-se na sua posição de origem, como extremo esquerdo. Uma vez que o lateral (Robertson/Tsimikas) tem forte propensão ofensiva, é frequente vê-lo em zonas interiores. Com este tipo de movimento, também muito característico dos seus companheiros de ataque, atrai a linha defensiva, projetando o lateral na profundidade. Defensivamente já é muito competente, mas vai certamente melhorar, pois Klopp também dá muita relevância ao momento da perda bola, com rápida reação e forte pressão no portador da mesma.
As qualidades no drible, remate e aparecimento em zonas de finalização são características que todos conhecemos e que o tornaram como o melhor jogador do FC Porto e da Liga Portuguesa. Tem uma concorrência fortíssima para agarrar o lugar no onze inicial do Liverpool, mas pela sua qualidade, as oportunidades vão continuar a aparecer. Resta-nos desfrutar.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.