Menu Close

Adeus Europeu

O Benfica disse adeus às competições europeias e morreu na praia depois de um jogo onde esteve bem e conseguiu criar dificuldades ao Arsenal. As individualidades da equipa inglesa e as fragilidades da linha defensiva fizeram a diferença, numa eliminatória equilibrada onde os encarnados deixaram boas indicações com bola nesta segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Sem bola a equipa sentiu mais dificuldades do que no jogo da primeira mão. Os erros individuais a este nível pagam-se caros e o Benfica foi eliminado pela descoordenação defensiva que apresentou, com os ingleses a aproveitarem bem a falta de rotinas e dinâmicas da equipa.

No lance do primeiro golo, Saka cortou para dentro com Vertonghen a acompanhar o movimento e a abrir espaços, com o jovem inglês a meter a bola onde o central belga devia estar posicionado. Lucas colocou Aubamayeng em jogo e não chegou a tempo de impedir o remate.

O posicionamento base de Vertonghen junto da linha de 5 podia ter evitado o golo do Arsenal, com Pizzi a pressionar e a marcar Saka.

O Benfica reagiu bem e virou o resultado. Com o 1-2 e a vitória na eliminatória, as águias baixaram as linhas e o Arsenal teve de arriscar. O golo do empate nasceu num lance em que o Benfica conseguia controlar bem a acção de Tierney. O lateral subiu à área, recebeu e enquadrou com a baliza de Helton Leite, com Gabriel, Everton e Diogo Gonçalves por perto mas sem capacidade para pressionar e dificultar o remate do escocês.

Apesar do golo do empate aos 67 minutos, o Benfica conseguiu ter bola e a criar alguns lances de perigo, fruto do envolvimento ofensivo do Arsenal e dos espaços que concederam em busca do golo da vitória. Jorge Jesus tirou Grimaldo para colocar Nuno Tavares e num dos poucos lances em que Saka recebeu com espaço na direita, encarou o lateral português e cruzou para a entrada de Aubamayeng no 2º poste. Um lance com os mesmos protagonistas do 1-0 e um golo que permitiu à equipa de Arteta seguir em frente e eliminar o Benfica da Liga Europa.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.