Menu Close

Alexander Bah – Poderio nórdico para fechar o corredor direito

A lateral direita tem sido uma posição amaldiçoada para os encarnados desde a saída de Maxi Pereira. Apesar de várias contratações para a posição por época, só Nelson Semedo convenceu, tendo transitado da equipa B. Com a fraca época de Lázaro e com Gilberto a continuar sem convencer para assumir a titularidade, foi noticiado na imprensa nacional que o SL Benfica estará muito perto de fechar Alexander Bah, lateral direito dinamarquês de 24 anos que representa o Slavia de Praga. Provavelmente desconhecido para os adeptos das ‘águias’, analisámos este jogador de modo a perceber as suas principais características e se poderá ser um bom reforço para o plantel benfiquista. Venham daí.

Momento defensivo

Sem bola, Bah caracteriza-se por ser um jogador muito competente, muito devido ao seu poderio físico. É um jogador que revela uma alta intensidade na pressão ao portador e na marcação individual ao extremo do seu lado. Esta alta intensidade sem bola, aliada ao poderio físico e à explosão no sprint faz com que o lateral de 24 anos seja um jogador muito difícil de ultrapassar no 1vs1. Posicionalmente, ainda vai cometendo alguns erros de leitura na forma como se posiciona na linha defensiva, precipitando-se por vezes no salto ao portador da bola. Ainda assim, pode perfeitamente evoluir estas debilidades no contexto Benfica e tornar-se um lateral muito evoluído defensivamente.

Momento ofensivo

Sendo um jogador muito completo no que oferece à equipa, é também muito competente no momento ofensivo. Com bola, é a atacar por fora onde mais desequilibra, revelando uma facilidade enorme em condução, no passe e no cruzamento para a área. Na primeira fase de construção é um jogador bastante fiável pela sua calma e critério, mas que vai revelando algumas dificuldades se for pressionado de forma intensa e tiver pouco espaço e tempo para decidir, o que impede que ingresse muitas vezes para zonas interiores. Apesar de ser lateral, possui uma visão de jogo acima da média, mostrando facilidade para desequilibrar com passes longos para as costas da pressão adversária, em condução a desmontar o bloco e atrair a linha defensiva adversária e na forma como se associa com os colegas no corredor.

Análise estatística

Procurámos aqui fazer uma comparação estatística de Alexander Bah comparativamente aos restantes laterais da Liga Checa, a qual complementa a informação que deixámos nos parágrafos acima. O baixo número de desarmes está diretamente relacionado com a precipitação que mostra no salto ao portador, o elevado número de contribuições para golo e de cruzamentos eficazes está relacionado com a facilidade de desequilíbrio que demonstra no último terço e as elevadas percentagens de duelos ganhos estão relacionadas com o poderio físico e intensidade do lateral, as quais abordámos anteriormente.

Conclusão

Concluindo, Alexander Bah é um lateral com uma facilidade enorme de fazer o corredor inteiro durante os noventa minutos e que encaixa perfeitamente na intensidade e velocidade do modelo de Schmidt com e sem bola. Está avaliado em 6 milhões pelo Transfermarkt, e por valores perto desse, será uma excelente adição ao plantel encarnado da próxima temporada e resolverá a malapata do clube com a posição de lateral direito, caso o negócio se venha a confirmar.

Melhores momentos


Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts