Menu Close

Alexis Blin – Pensamento Rápido

Alexis Blin é um médio francês de 24 anos que milita no segundo escalão do futebol gaulês, ao serviço do Amiens. Blin fez formação no clube da sua terra natal, a mítica Le Mans e em Toulouse. Chegou ao Amiens em 2018 por empréstimo do Toulouse, onde em 2019 acabara por ficar em definitivo no clube. Blin também conta passagens pelas seleções jovens francesas, desde os sub-17 aos sub-21. Este é mais um jogador de qualidade que aparece na Ligue 2.

Momento Ofensivo

O Amiens esta temporada tem atuado num 3-4-3, com Blin a ser um dos dois médios centros. Normalmente é ele quem aparece mais próximo dos defesas centrais para ajudar no início da manobra ofensiva da equipa, mostrando uma boa capacidade de leitura e passe, curto ou longo, mas o que salta mais à vista é a rapidez com que pensa e executa o passe, cometendo poucos erros com bola mesmo sob pressão. Ter uma boa resistência ao choque com a sua estampa física também o ajuda a proteger a bola muitas das vezes. Ainda no capítulo com bola, Blin também mostra capacidade para jogar em terrenos mais adiantados, aparecendo bem em espaços para poder receber e progredir ou para, através de combinações com colegas, ser um elemento de confiança em zonas de criação na frente. Não é particularmente forte no drible, nem tampouco muito veloz, mas são aspetos que ele contorna com outras armas.

Momento Defensivo

No momento defensivo, apesar da sua estampa física, por vezes sofre quando tenta pressionar um jogador mais veloz e fica também à vista a sua parca capacidade atlética, não conseguindo chegar perto do seu opositor. No entanto, tem uma forte leitura de jogo que lhe permite mascarar essas debilidades, conseguindo muitas interceções, estando geralmente bem posicionado. Também está sempre disponível para pressionar mais alto na saída do adversário, mostrando-se impetuoso e agressivo no bom sentido.

Conclusão

Alexis Blin está longe de ser uma opção para um grande clube europeu, mas aos 24 anos já está a pedir um outro contexto competitivo sob o risco de estagnação na Ligue 2, tendo outrora até ter sido apontado a clubes como o Liverpool. Essa é uma realidade bem longínqua, mas Blin tem claramente a capacidade para ser opção num clube de um campeonato top 4 ou até mesmo da Ligue 1, sem necessariamente serem os clubes de topo, mas é um contexto competitivo e um estímulo que o poderá levar a crescer mais.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.