Menu Close

Amad Traoré: The Next Gem

Origens

Amad Diallo Traoré nasceu em Abidjan, Costa do Marfim. O avançado de 18 anos mudou-se para Itália desde tenra idade, junto com o seu irmão mais velho Hamed, jogador do Sassuolo. Os dois irmãos tiveram um convite de um antigo guarda-redes do AC Milan, Giovanni Galli, que naquela altura treinava um clube local chamado Lucchese. O treinador ficou tão impressionado com a qualidade de Amad que o levou a realizar testes de captação a clubes como Juventus, Inter e Milan, mas foi no viveiro da Atalanta que se encontrou um contexto perfeito para o seu desenvolvimento. 

Um predestinado. É desta forma que os olhares do futebol encaram o futuro do jovem promissor que acaba de ser transferido para os quadros do Manchester United por uma verba a rondar os 30 milhões mais objetivos. 

Momento Ofensivo

Devido à sua versatilidade, pode atuar em várias posições do ataque. O jogador que outrora tinha premissas de médio-centro, encontra agora a sua consagração como extremo-direito. Dotado de uma grande capacidade de execução e velocidade, é um jogador que arrisca inúmeras vezes o 1×1, realizando movimentos interiores sempre com a bola controlada causando várias situações de perigo no último terço. 
Em virtude da sua ambidestria, adiciona um elemento de imprevisibilidade ao seu jogo através dos seus gestos técnicos, o que faz com que seja difícil para qualquer defesa adivinhar para que lado irá progredir.

Apesar de ter capacidade para realizar movimentos de ataque à profundidade, é um jogador que pede sempre a bola no pé, e quando se encontra numa zona de fácil remate, não hesita na hora de atirar à baliza. 

Brindado com uma excelente visão de jogo, é Amad o criativo da equipa, encontrando sempre soluções através do passe na hora de servir os companheiros. 

Momento Defensivo

No processo defensivo é um jogador que transporta muita energia para o campo, quer a pressionar a primeira fase de construção do adversário, quer a fechar as linhas de passe em zonas mais centrais do terreno. No momento em que perde a bola tem uma elevada capacidade de reação, mostrando-se sempre disponível para a recuperar e ocupar os espaços de forma a poder equilibrar a sua equipa.  

Um dos pontos fracos do seu jogo está relacionado com a sua fisionomia. É um jogador franzino e de baixa estatura. Os seus 1.73m não lhe permitem ter capacidade de ganhar bolas aéreas e não demonstra ter capacidade para ganhar posição.

High Hopes

Os responsáveis do Manchester United depositam inúmeras esperanças neste jovem jogador. Contudo, a sua inclusão no plantel principal vai ter de esperar, visto que Amad tem pouco tempo de jogo a nível de futebol profissional, o que tornou difícil obter a licença de trabalho. O jogador só irá ingressar nos Red Devils a 1 de Janeiro de 2021, fazendo assim parte das escolhas de Solskjaer. Um aspeto interessante sobre Traoré é que ele iniciou o processo de obtenção de cidadania italiana podendo assim ser elegível para a seleção nerazurra.