Menu Close

Ana Dias: Quem é a nova Czar de São Petersburgo?

Aos 23 anos, Ana Dias precisou de apenas nove jogos no principal escalão do futebol feminino português para convencer os russos do Zenit a virem buscá-la ao Amora. Ao longo deste artigo, vamos procurar descrever como joga Ana Dias. No fundo, vamos procurar mostrar o que é a equipa russa contratou.

Primeiro, algum background: Ana Dias impressionou na II.ª Divisão Nacional em 2019/20, com a camisola do Condeixa, onde marcou 40 golos em 17 partidas. O Condeixa acabou por subir à Liga BPI, mas a avançada abraçou o projeto do Amora, outra equipa também promovida. Em nove jogos, mostrou o suficiente para dar o passo seguinte na carreira.

Vamos então passar ao estilo de jogo propriamente dito e sendo sempre o mais breves possível. Ana Dias é uma avançada que se destaca por mais do que fazer golos. A mobilidade é um dos principais cartões de visita da jovem, que pode passar por qualquer posição do ataque, ao centro ou no flanco. Destaca-se pela velocidade, que faz dela uma possível ameaça em equipas que apostem num modelo de jogo baseado em transições rápidas, e é uma jogadora muito disponível para ajudar nas tarefas defensivas, ao ponto de (quando a atuar pelo flanco) vir frequentemente defender perto da sua própria área. Com bola no pé, é uma jogadora tecnicamente evoluída.

Para além do que já foi mencionado, é importante falar da capacidade aérea de Ana Dias. Não sendo uma jogadora propriamente baixa, revela uma grande eficácia nos duelos aéreos quer ofensivos, quer defensivos. Contudo, é preciso não confundir capacidade aérea com qualidade de cabeceamento. Nesse departamento, a avançada de 23 anos deve trabalhar mais. Aproveitando ainda o embalo na área das melhorias, a tomada de decisão é a principal lacuna do jogo de Ana Dias e que a faz por vezes desperdiçar potenciais ataques perigosos. Por fim, é preciso também deixar a nota de que é uma atleta com muita energia dentro de campo, que gosta de estar constantemente a participar no jogo, que não se esconde e que tem confiança para ir no 1×1.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.