Menu Close

Antony – Talento à solta

Antony Matheus dos Santos, natural de São Paulo (Brasil) (onde fez praticamente toda a sua formação), é um extremo talentoso de 20 anos, contratado recentemente pela equipa do Ajax (Holanda) ao clube Paulista pela quantia de 15 milhões de euros. Antes da sua chegada à europa, estreou-se com 18 anos na equipa principal, realizando 61 jogos e 10 golos.

A sua adaptação ao contexto europeu não poderia ter sido melhor e é neste momento um dos jogadores mais utilizados do plantel. Em 10 jogos, contribuiu com 5 golos e 2 assistências. A nível de seleções, o jovem brasileiro conta com 11 internacionalizações, concretizando 5 golos e 2 assistências pela equipa de sub-23, onde recentemente também venceu o Torneio Toulon 2019, competição em que fez 4 jogos e 2 golos.

Momento ofensivo

É tecnicamente forte, com grande apetência para criar desequilíbrios através do drible e situações de 1 vs 1. Apesar de ser esquerdino, tem facilidade em jogar com o pé direito. Para além destes atributos, tem uma boa visão de jogo e capacidade de passe/cruzamento.

A nível de posicionamento, é um extremo que joga por dentro, promovendo inclusões para a zona central, para depois finalizar com o pé mais forte (preferencialmente a jogar sobre a direita). Em zonas próximas à baliza tem sentido de oportunidade e procura o remate sempre que possível.

Momento Defensivo

É menos dotado a nível defensivo, por ser um jogador de baixa estatura, o que não lhe permite ser mais eficaz a nível de duelos, principalmente no jogo aéreo. Contudo, é rápido sem a bola e tem facilidade em reagir bem à perda.

Perspetivas futuras

Pelo nível competitivo anterior e idade, é ainda um atleta em processo de maturação. Não há dúvida que teve uma adaptação muito boa ao contexto europeu e é um talento nato, com muito potencial a ser explorado que, com naturalidade, poderá alcançar um patamar ainda mais alto.