Menu Close

Coesão garante o primeiro troféu da época

Esta Supertaça iniciou-se de uma forma muito dividida, com ambas as equipas a procurar retirar espaço ao adversário. O Porto com uma abordagem mais pressionante à construção do Benfica, enquanto os encarnados montavam um bloco médio, possivelmente com o intuito de, por um lado, ter as suas linhas mais juntas e restringir o espaço de abrangência defensiva de Weigl e Taarabt (que não são particularmente fortes a cobrir espaços) e, por outro lado, para retirar profundidade defensiva (aspeto que Sérgio Conceição costuma explorar, nomeadamente através de Marega no espaço entre central e lateral).

Na primeira parte, à exceção da oportunidade de Grimaldo, as situações de maior desequilíbrio pertenceram aos dragões. Lances como o que origina o penalti para o primeiro golo e o que termina com o cartão amarelo para Weigl são evidentes da importância da conquista do meio campo para o desfecho do jogo. Em momentos de aceleração pelo corredor central, tornava-se mais evidente a dificuldade do meio campo benfiquista em controlar esta zona do terreno.

Vitória da equipa que se manteve mais coesa ao longo de todo o jogo. As ocasiões para o Benfica foram escassas, fruto da capacidade dos dragões em ter o domínio do corredor central e saber, de forma inteligente, gerir os ritmos de jogo.

Do lado do Porto, referência para a exibição de Sérgio Oliveira. Cada vez mais um jogador pilar no onze de Sérgio Conceição. Conquista duelos, tem uma capacidade de recuperação defensiva acima da média e tem muito critério a ligar construção de jogo e a gerir ritmos. Por parte do Benfica, Taarabt. No melhor e no pior… O que mais acrescenta na criação de jogo mas dos que mais retira pois, através do risco e das perdas de bola, expõe a equipa a transições do adversário. E, perante a dificuldade do Benfica em controlar os momentos de aceleração, o risco ainda mais se acentua.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.