Menu Close

David Ayala – Um médio todo-o-terreno

Maximiliano David Ayala nasceu a 26 de Julho de 2002, em Berazategui (Argentina). O médio fez o seu percurso de formação no Estudiantes e estreou-se na equipa principal aos 17 anos, num jogo frente ao Argentino Juniors. Ayala é presença regular nas seleções jovens argentinas, tendo em 2019 disputado o Sul-Americano e o Campeonato do Mundo, ambos no escalão sub17. Tem 1.75m, joga preferencialmente com o pé esquerdo e está avaliado em 2M€ (dados: Transfermarkt).

Na presente época 2020/2021, tem-se afirmado como peça fundamental na equipa liderada por Leandro Desábato. Após não ter sido utilizado nas primeiras duas jornadas, foi titular em todos os restantes jogos e apenas por uma vez foi substituído aos 77 minutos. Contabiliza 977 minutos em 11 jogos disputados, não tendo ainda apontado qualquer golo.

É um médio de características essencialmente defensivas, podendo jogar como médio defensivo de raiz ou um pouco mais adiantado. Atua geralmente como médio mais recuado no sistema tático 4x3x3, embora já tenha jogado numa dupla de médios em jogos que o Estudiantes abordou em 4x4x2.

Como médio defensivo, no sistema 4x3x3
Como médio centro, no sistema 4x4x2

Momento Ofensivo

Embora seja o médio mais recuado da equipa, tem um papel importante no processo ofensivo. A capacidade de passe que possui é determinante para iniciar a construção de jogo. Tendo apenas 18 anos, tem já uma tomada de decisão e maturidade acima da média, que lhe permite ter uma boa regularidade na eficácia das suas ações com bola.

Com o seu 1.75m, é um jogador com baixo centro de gravidade, sendo rápido e capaz de desequilibrar em condução pelo corredor central. Deve ainda evoluir na sua relação com o golo, de forma a poder utilizar o remate exterior como uma arma mais efetiva do seu jogo.

Momento Defensivo

Ayala é um jogador de grande preponderância na manobra defensiva da equipa. O nº24 do Estudiantes é um médio muito rotativo, com uma grande abrangência de espaços e uma capacidade física muito assinalável. Não sendo propriamente alto, é agressivo e forte nos duelos e acrescenta ainda uma boa capacidade no jogo aéreo.

Possui uma boa leitura de jogo relativamente aos espaços que deve ocupar no corredor central e é bastante disponível para assegurar coberturas aos colegas nos corredores laterais. A sua agilidade e capacidade de trabalho oferecem à equipa um equilíbrio importante também nos momentos de transição defensiva.

A Europa o espera

Aos 18 anos, David Ayala dá os primeiros passos no futebol sénior, após um passado recheado de presenças nas seleções jovens. Apresenta já um rendimento muito considerável no principal patamar do futebol argentino, sendo já um indiscutível no onze inicial do Estudiantes. Demonstra características para jogar como “6” ou como “8”, dando garantias em diferentes posições e sistemas táticos.

Com o nível que tem vindo a apresentar, será de prever uma transferência para clubes de maior dimensão, nomeadamente para o futebol europeu, pois a juventude não o impede de ser já um jogador com regularidade e qualidade para ser uma aposta de sucesso. A variabilidade de recursos que tem no seu jogo permitem-lhe cumprir diversas funções em campo, sendo um jogador interessante para qualquer tipo de modelo de jogo.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.