Menu Close

Destaques Copinha 2023

A Copinha 2023 terminou no passado dia 25 de Janeiro com o Palmeiras a conquistar o seu 2º título em dois anos e novamente de forma invicta. A ProScout tem acompanhado nos últimos anos uma das principais competições jovens do Mundo e este ano não foi diferente. Todos os anos são vários os jovens que se destacam no torneio e dão o salto competitivo, este ano trazemos 10 nomes que devemos olhar com atenção num futuro próximo.


Ruan Ribeiro – Avançado – Palmeiras – 2003

Melhor marcador da prova com 9 golos em 9 jogos. É um avançado muito completo pelas soluções que apresenta dentro de campo. Não é muito forte fisicamente e possante mas é móvel, rápido e percebe bem os terrenos que deve pisar. Consegue dar apoios frontais, recebendo entre linhas e ligando o jogo mas também ataca bem os espaços em profundidade. Aparece nos corredores laterais para dar soluções e trabalha muito bem dentro da área em zonas de finalização. Sabe sempre onde tem de aparecer para finalizar e tem faro de golo.

Gabriel Pereira – Guarda Redes – Athletico – 2002

Guarda redes de 1,95m e com grande dimensão física. Foi um dos melhores guarda redes da da prova pela regularidade e segurança que mostrou ao longo do torneio. Seguro entre os postes, com bons reflexos, rápido no ataque à bola e no controlo da profundidade. Consegue controlar o jogo aéreo mas pode melhorar as abordagens nas saídas de forma a segurar a bola e não a deixar jogável. Com os pés demonstra critério e qualidade na distribuição. Muito seguro e transmite confiança na fase de construção. Sofreu apenas 4 golos em 6 partidas.

Luan Campos – Extremo – América MG – 2002

Extremo vertical que foi um dos destaques do América MG com 4 golos e 3 assistências em 9 partidas. Destro que alinha mais pelo lado esquerdo do ataque. Mesmo não sendo muito alto é um jogador possante e forte fisicamente. Muito vertical, consegue acelerar o jogo através da sua velocidade e qualidade técnica. Explora bem as zonas interiores para aparecer a finalizar ou servir os colegas. Boa capacidade de drible, forte no 1×1, remate e bolas paradas. Gosta de receber no pé e ir para cima mas também ataca bem os espaços nas costas em transições rápidas. Sem bola consegue ser agressivo e pressionar os laterais.

Ivonei – Médio Centro – 2002 – Santos

Um dos melhores jogadores do torneio e o grande destaque do Santos. Depois da Copinha já apareceu na equipa principal a disputar o Paulistão. Marcou um dos melhores golos da prova ao rematar antes do meio campo. Apontou 4 golos e fez 2 assistências, terminando a competição como um valor seguro para acompanhar nos próximos anos. Médio muito completo, rotativo e dinâmico. Intenso com bola e agressivo nos duelos. Foi o capitão de equipa e demonstrou uma grande maturidade e personalidade. Tem grande raio de acção e chegada à área, gosta de rematar sempre que tem espaço e aparece bem em zonas de finalização. Boa capacidade de pressão e forte nos duelos defensivos.

Arielson – Avançado – Cruzeiro – 2004

Avançado de referência do Cruzeiro que mesmo tendo uma estatura média/alta consegue ser um jogador móvel e rápido. Ataca bem os espaços em profundidade e trabalha bem nas zonas de finalização. Pode baixar para receber e ligar o jogo com apoio frontal mas também é rápido a atacar as costas da linha defensiva contrária. Consegue arranjar bem os espaços dentro da área para finalizar, com bom sentido posicional. Finaliza bem com os pés e com a cabeça. Boa capacidade técnica e no momento sem bola também consegue pressionar e condicionar a saída contrária.

Sapata – Extremo – Botafogo – 2003

Extremo canhoto que joga pelo lado direito mas também pode alinhar como avançado móvel. Finaliza muito bem e teve excelentes números com 5 golos em 5 jogos. É um jogador completo que pode jogar por dentro e por fora, desequilibrando com muita facilidade. Rápido, móvel e dinâmico. Pode receber no pé aberto na direita para depois ir para dentro e desequilibrar através da sua qualidade técnica. Aposta muito no 1×1 com sucesso e cria sempre muitas oportunidades. Tem qualidade no cruzamento e marca cantos e livres. Aparece bem nas zonas de finalização, deambula muito da sua posição e gosta de acelerar o jogo quando tem bola. Defensivamente mesmo não sendo muito agressivo e intenso nos duelos, pressiona bem e fecha o seu corredor.

Renato Marques – Avançado – América MG – 2003

Avançado que somou 6 golos na Copinha e foi um dos destaques ofensivos do América MG, finalista vencido. Mesmo não sendo muito alto é um jogador possante e forte fisicamente. Pode baixar e ligar o jogo com apoios frontais ou atacar os espaços em profundidade pela mobilidade que apresenta. Consegue cair bem nos corredores e tem boa capacidade técnica para desequilibrar no último terço. Trabalha bem as situações de finalização dentro da área e quando tem espaço não hesita em rematar. Boa capacidade de remate e jogo aéreo. Defensivamente consegue condicionar e pressionar os centrais contrários.

Kevin – Extremo – Palmeiras – 2003

Foi considerado o melhor jogador do torneio pela forma como teve influência na campanha vitoriosa do Palmeiras. Somou 5 assistências ao longo do torneio e foi sempre um jogador irreverente e criativo. Apesar de ser destro jogou pelo lado esquerdo do ataque onde criou perigo de todas as formas. Mesmo sendo um jogador de baixa estatura consegue segurar muito bem a bola com a sua agilidade, mobilidade e velocidade. Muito forte no 1×1, desconcertante e com capacidade para criar situações de finalização mesmo em espaços reduzidos. Pode explorar zonas interiores para rematar ou joga aberto para cruzar para os colegas. Também marca bolas paradas pela qualidade que tem no cruzamento. Tem boa capacidade de pressão.

Kayky Almeida – Defesa Central – Fluminense – 2005

Central canhoto de apenas 17 anos que demonstrou um excelente potencial do ponto de vista defensivo mas também pela relação que tem com bola. Muito confortável e seguro na construção. Pode construir curto desde trás ou sair em progressão. Forte nos duelos, jogo aéreo e agressivo nas disputas. Tem uma grande dimensão física e assim que encosta nos avançados contrários consegue ganhar vantagem. Consegue acelerar o jogo quando tem bola, tem boa capacidade de reacção e consegue manter a organização da sua linha defensiva.

Pedrinho – Avançado – 2004 – Goiás

Capitão da sua equipa que apontou 5 golos em 7 jogos na Copinha. Não é um avançado alto e forte fisicamente mas é um jogador que segura bem a bola e muito completo. Tem uma excelente capacidade técnica, boa relação com bola e maturidade. Consegue jogar bem por dentro para servir de apoio frontal mas também estica na profundidade através da sua velocidade e mobilidade. Cai muito nos corredores laterais para receber e ligar o jogo. Aparece muito bem em zonas de finalização e remata com muita facilidade com os dois pés. Boa capacidade de pressão e é agressivo nos duelos.


Foram vários os nomes dos jogadores que se destacaram ao longo de toda a prova, para além do top 10 destacamos outros nomes que devem seguir com atenção.

Para acompanhar: Isaac, Lorran, Cássio, Aranha, Talles Wander, Weslley Patati, Adyson, Pedro Lima, Fábio Matheus, Felipe Augusto, Diego Caito, Kosei Okazawa.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts