Menu Close

Destaques para acompanhar na Liga BPI 2021/22

A Liga BPI está de volta. A competição arranca este sábado no mesmo formato da época anterior: dividida em duas séries, Norte e Sul, e com uma segunda fase dividida em apuramento de campeão e apuramento de manutenção. Neste artigo, a ProScout procurou juntar algumas jogadoras que poderão ser destaque ao longo da temporada e que merecem acompanhamento de perto, tentando ao mesmo tempo fugir, sempre que possível, das jogadoras mais “óbvias”. Todas as equipas estarão aqui representadas.

SÉRIE NORTE

CLUBE DE ALBERGARIA — LEONOR ALVES

Médio de 17 anos, internacional jovem por Portugal. Realizou a primeira temporada a nível sénior na época passada e pegou de estaca no miolo do Clube de Albergaria, tendo realizado 23 encontros. Pode fazer as posições ‘6’ e ‘8’, tem qualidade com bola no pé e é muito forte no desarme e nos duelos pelo chão.

CLUBE CONDEIXA — RITA DARKO

Médio de cariz mais defensivo, que pode também atuar como defesa central. A ganesa, de 25 anos, vai a todas com a agressividade sempre no nível máximo. Menos dotada tecnicamente do que outras companheiras de setor, Darko destaca-se por ser uma jogadora que oferece músculo ao meio-campo do Clube Condeixa e que garante uma maior percentagem de duelos ganhos.

FC FAMALICÃO — LAÍS ARAÚJO

Médio brasileira de 25 anos que chega esta época a Vila Nova de Famalicão, proveniente do Madrid CFF. Jogadora de cariz ofensivo, criativa, forte no drible e com qualidade de passe. É capaz de marcar a diferença também em termos físicos e esconde bem a bola das adversárias.

GIL VICENTE — LEA PIRES

Jovem de 20 anos que vai para a terceira época no Gil Vicente. Foi utilizada a maior parte das vezes como defesa central na época passada, apesar de também poder jogar no miolo. De presença física imponente, Lea Pires apresenta-se como uma defesa central com qualidade na saída de bola e com argumentos na bola parada ofensiva. Deverá continuar a ter minutos em 2021/22 e é uma jogadora a ter em conta.

LÄNK VILAVERDENSE — JASSIE VASCONCELOS

Defesa esquerdo de 27 anos que trocou o SL Benfica pelo recém-promovido Länk Vilaverdense. Jassie Vasconcelos é uma jogadora que pode fazer toda a ala esquerda, destacando-se por ser uma atleta que gosta de dar profundidade ao ataque e que aparece bem em zonas mais adiantadas. Tem qualidade no cruzamento e na marcação de bolas paradas e um bom drible.

SC BRAGA — PAIGE ALMENDARIZ

A norte-americana fez a curta viagem do Länk Vilaverdense para o SC Braga esta temporada. Lateral esquerdo, Paige Almendariz impressiona pela disponibilidade física que tem para com o jogo. A jovem de 23 anos chega a Braga para substituir Ágata Filipa e tem as características ideais para jogar num clube “grande”: facilidade em incorporar-se na manobra ofensiva e em chegar ao último terço e bom cruzamento. Consegue também ser eficaz com os dois pés e é forte na progressão com bola.

VALADARES GAIA — CRISTINA FERREIRA

Passou dois anos no FC Famalicão e está agora de regresso a uma casa onde foi muito feliz. Cristina Ferreira é um dos grandes reforços do Valadares Gaia para 2021/22. Em busca de ter mais protagonismo do que aquele que tinha em Vila Nova de Famalicão, a atacante de 28 anos regressa a um clube onde teve números muito interessantes nos seis anos anteriores à mudança para ass famalicenses.

VARZIM SC — BEATRIZ BARBOSA

Internacional jovem por Portugal e com formação no SC Braga, Beatriz Barbosa rumou este verão ao Varzim, recém-promovido à Liga BPI. Capaz de fazer todo o flanco direito, é uma jogadora de processos simples, forte defensivamente e com bom cruzamento.

SÉRIE SUL

AMORA FC — ANA RITA VIEGAS

A médio de 30 anos é um dos reforços sonantes do Amora para 2021/22, depois de ter jogado as últimas quatro épocas no Estoril Praia. Ana Rita Viegas é, sobretudo, uma pensadora do jogo. Tecnicamente evoluída, a criativa destaca-se pela qualidade no passe e pela visão de jogo.

ATLÉTICO OURIENSE — MAFALDA BARBOZ

O Damaiense desceu de divisão, mas Mafalda Barboz agarrou o seu lugar na Liga BPI. Formada no Benfica, a jogadora de 18 anos mudou-se esta época para o Atlético Ouriense e é um dos nomes a ter em conta no conjunto de Ourém.

ATLÉTICO CP — CARLA SILVA

A defesa brasileira é uma das caras mais experientes do estreante Atlético CP. Num plantel muito jovem e com pouca ou nenhuma experiência de Liga BPI, a defesa de 30 anos, que realizou 15 partidas pelo Amora na época passada, promete ser importante.

SL BENFICA — BEATRIZ CAMEIRÃO

Um relógio suíço no meio-campo encarnado. A jovem médio ganhou o seu espaço no plantel benfiquista e é garantia de segurança no miolo e de um pulmão que não acaba. Confere qualidade no passe e aparece bem no último terço, desempenhando muito bem o papel de box-to-box no 4x4x2 losango de Filipa Patão.

ESTORIL PRAIA — PIPA

É uma das peças mais experientes e influentes de um plantel do Estoril Praia cada vez mais jovem. Teve uma passagem fugaz pelo Benfica, mas voltou depressa à Amoreira. Defesa que também pode atuar no meio-campo, Pipa é um nome a ter em conta quando se olha para o Estoril.

MARÍTIMO — TELMA ENCARNAÇÃO

Já era o destaque do Marítimo e deverá continuar a sê-lo. Internacional A por Portugal, Telma Encarnação é uma craque pronta a dar o próximo passo. Evoluída tecnicamente, dona de um forte remate de meia distância e com capacidade para baixar no terreno e ligar setores, a avançado é a principal cara das madeirenses.

SPORTING CP — CAROLINA BECKERT

Poderá ser uma das atletas a beneficiar mais da entrada de Mariana Cabral para o comando técnico e da mudança de sistema tático para o 3-4-3. A exibição na Supertaça foi positiva e Carolina Beckert destaca-se por ser uma defesa rápida, o que lhe permite ser forte a recuperar posição. Competente em todos os aspetos defensivos, tem ainda o bónus de oferecer qualidade na construção.

TORREENSE — SOLANGE CARVALHAS

Uma das transferências mais sonantes no mercado interno. Titular no FC Famalicão, Solange Carvalhas não renovou contrato com as famalicenses e rumou ao ambicioso projeto do Torreense. Aos 29 anos e com um currículo invejável, a criativa é uma das caras fortes da equipa de Torres Vedras para esta época.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.