Menu Close

Pablo Sarabia: Poder de fogo para o Leão

O último dia de uma das janelas de transferências mais loucas da história do futebol acabou com mais uma “bomba” no mercado. Nuno Mendes seguiu viagem para o Paris Saint-Germain por empréstimo com opção de compra na ordem dos 47M€ e em sentido inverso, Pablo Sarabia veio reforçar o plantel do Sporting, via empréstimo válido por uma época desportiva.

Pablo Sarabia é um jogador espanhol da geração de 92 formado na La Fábrica do Real Madrid. Sem espaço para se afirmar na equipa principal do Real, saiu para o Getafe onde se estabeleceu com um dos maiores valores da La Liga dando posteriormente o salto para o Sevilla, onde explodiu definitivamente. Em 2019/2020 foi transferido para o Paris Saint-Germain, onde tem tido um papel de grande importância na rotatividade da equipa.

Ao todo, como sénior, entre Getafe, Sevilla e PSG conta com 376 jogos, 80 golos e 70 assistências.

Desde 2019 tem sido também opção regular na seleção espanhola, tendo sido um dos maiores destaques da La Roja neste último campeonato da Europa.

É um jogador canhoto que tem sido colocado a jogar preferencialmente como extremo/avançado pelo lado direito do ataque, mas é muito versátil: pode jogar também na ala esquerda e até como médio centro/médio ofensivo, visto ser um jogador que também se sente confortável a jogar por dentro do bloco defensivo do adversário, como se pode ver pelo heatmap da época passada:

Heatmap 20/21
Fonte: Sofascore

É um jogador rápido e vertical, que gosta de acelerar o jogo e procurar chegar a zonas de finalização o mais rápido possível. Muita qualidade no último passe, no cruzamento e especialmente na finalização, onde mostra recursos técnicos muito acima da média. É muito forte em transição ofensiva, pela sua capacidade em progressão com bola, último passe e finalização e vem ainda enriquecer mais esse momento onde o Sporting já era excecional. É também um jogador forte nas bolas paradas, especialmente através de cantos e livres indiretos, podendo ser também um ponto-chave para desbloquear algumas partidas.

Nota ainda para a sua contribuição defensiva, sendo um jogador pressionante e que poderá ser importante em momentos de pressão alta.

No modelo de Rúben Amorim, Sarabia deverá ocupar a posição de avançado direito e de avançado esquerdo. As suas características deixam antever que será um jogador que se deverá adaptar natural e rapidamente a esse papel e às tarefas que Amorim pede que os seus jogadores dessa posição desempenhem, encaixando perfeitamente no modelo do técnico leonino. Juntando à equação Pedro Gonçalves e Paulinho, que apesar de ainda não ter mostrado a veia goleadora que caracterizou a sua passagem por Braga, tem contribuído imenso para o processo ofensivo (quer com bola, quer nas suas movimentações sem ela), formará um trio ofensivo de grande categoria e com um potencial de golos brutal.

No papel, pelas suas características e capacidade diferenciada aliadas ao modelo de jogo da equipa do Sporting, Sarabia poderá ser um jogador de alto rendimento ao longo da época e tornar-se um (se não o) melhor jogador da Liga Bwin 21/22, será certamente peça-chave na caminhada do Sporting pela luta do bicampeonato nacional.

Golos, assistências e remates enquadrados em 2021



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.