Menu Close

Filipe Soares: um exemplo para os jovens?

Filipe Soares é um jogador português, que realizou a sua formação ao serviço da equipa do Benfica. Em 2018/2019 transferiu-se para a equipa do Estoril Praia, tendo realizado 31 jogos. Foi um dos melhores jovens da 2ª liga portuguesa, o que chamou a atenção de vários clubes como o Bordéus e algumas equipas espanholas. Acabou por ser transferido para o Moreirense por cerca de 1,75 milhões. A nível internacional é presença assídua nas seleções jovens.

Momento Defensivo

O médio da equipa do Moreirense destaca-se pela sua disponibilidade física nos momentos sem bola. Com 1,80m e 61 kg é um jogador franzino, mas que compensa pela sua raça. É um atleta agressivo na busca pela posse de bola e tem um papel fundamental no equilíbrio defensivo em situações de contra-ataque do adversário. Ao longo do jogo, Filipe mantém uma intensidade alta, procurando roubar a bola ao adversário. Desengane-se aquele que pensa que Filipe é apenas um “destruidor de jogo”, é muito mais do que isso, joga e faz jogar, daí que seja um jogador diferenciado.

Momento Ofensivo

A posição principal ocupada pelo 21 do Moreirense é a de médio centro, mas pode atuar como médio ofensivo. Com a bola nos pés revela argumentos técnicos que permitem criar desequilíbrios, através do passe, do drible ou até mesmo a sair de zonas de pressão. Em zonas de criação é um jogador que pode alterar o rumo do jogo a qualquer momento, seja através da condução da bola ou do último passe. Quando há espaço, procura progredir com bola até ao último terço do campo, sendo que nesta zona não se limita a jogar a bola por jogar, mas sim, com critério. Sem a bola, é um jogador bastante móvel, que gosta de se envolver no processo ofensivo.

Um exemplo a seguir?

Filipe Soares representou a equipa do Benfica durante onze anos, desde os traquinas até à equipa B. Na época 2017/2018 realizou 12 jogos, 6 na equipa B e 6 nos Sub-19. Dado que teria poucas possibilidades de representar a equipa principal do Benfica, desvinculou-se do clube da Luz e rumou ao Estoril Praia, clube que militava na 2ª divisão portuguesa. No ano seguinte rumou ao Moreirense para jogar na 1ª divisão portuguesa. Nos dias de hoje, é já uma das maiores figuras da Liga, extra grandes. Tudo isto, com apenas 21 anos.