Guilherme Ramos – um Português em busca do sucesso na Alemanha
Guilherme Ramos é um central português vinculado ao Arminia Bielfield, que depois de um inicio algo atribulado na equipa Frank Kramer, nos últimos oito jogos da Bundesliga jogou em sete dessas partidas, sendo inclusive titular por seis ocasiões.
Com 24 anos de idade, destro e com 191cm, mudou-se para a Alemanha nesta temporada, depois de dois anos de alto nível no Feirense, em especial a época passada, onde atuou em 32 jogos marcando por duas ocasiões. Antes da mudança para Santa Maria da Feira, Guilherme esteve emprestado pelo Sporting ao Mafra, onde também teve a um nível muito bom e onde conquistou o prémio para melhor Jogador Jovem da 2a Liga durante os meses de Outubro e Novembro.
Guilherme Ramos é um defesa central que têm como principais caracteristicas o entendimento do jogo, é muito forte na marcaçāo e no desarme aos seus adversários. Ramos é um central que tanto pode jogar bem contra um avançado possante e que segure a bola, porque consegue ganhar muito bem nos duelos físicosc como também consegue competir contra jogadores que gostem de jogar mais na profundidade ou que gostem de jogar de frente para a baliza, porque apesar da sua componente física é um jogador rápido (registou já nesta época mais de 32km/h durante um jogo) e que por ler bem o jogo consegue jogar bem em antecipação.
Ofensivamente, Guilherme Ramos é uma arma indireta tanto em cantos como em livres, onde pode usar a sua qualidade no jogo aéreo. Na época passada no Feirense, também pudemos ver que demonstra um bom nível a sair a jogar desde trás. Esta temporada, pelo Arminia ser uma equipa que não constrói com tanta paciência, a percentagem de passes certo de baixou para os 71%.
- Jogos na Bundesliga (até ao jogo vs Ausburg a 04/03) – 10
- Passes Certo – 71%
- Desarmes ganhos – 3 por jogo
- Cortes bem sucedidos – 3.5 por jogo
- Duelos ganhos – 53%
- Faltas cometidas – 1 por jogo
- Futuro
Guilherme Ramos teve de sair de Portugal para começar a ser olhado com outros olhos, e é mais uma prova que a Segunda Liga merece ser observada e mais aproveitada pelos clubes da Primeira Liga.
O jovem português numa entrevista ao Zerozero, referiu que tinha como objectivo chegar à Selecção Nacional, mas para já terá de se concentrar em manter a titularidade que conquistou nos últimos jogos.
Mas o que parece certo, é que valerá a pena manter Guilherme Ramos numa lista de jogadores portugueses que tentam brilhar num dos campeonatos mais competitivos da Europa.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.