Menu Close

Ibrahim Sangaré: O Monstro de Eindhoven

Mais um diamante made-in Toulouse, que nos últimos tempos tem lançados jogadores jovens de qualidade na sua equipa. Actualmente militando no PSV Eindhoven, já a caminhar para a sua segunda época na Holanda, Sangaré assumiu-se rapidamente como um dos pilares da sua equipa, sempre como o elemento mais recuado da equipa. É ele o porto seguro do emblema de Eindhoven. Na temporada passada ajudou a equipa com 1 golo e 1 assistência. A nível internacional, Sangaré já actua pela Costa de Marfim desde 2015, desde então fez 8 jogos e conseguiu um tento apenas.

Momento Ofensivo

Para perceber a qualidade de Sangaré, é preciso também enquadrar as suas qualidades dentro daquilo que é a estratégia da sua equipa e de que forma ajuda os companheiros. Enquadrando primeiro como a equipa joga, como podem ver na imagem abaixo, a equipa geralmente não foge a isto, atua dentro de um 4-2-3-1 ou 4-4-2, com Sangaré a assumir o lugar ao lado de Van Ginkel num duplo pivot.

O PSV é uma equipa que gosta de convidar a pressão adversária para depois criar espaço nas costas do bloco médio do adversário e tem soluções para explorar esse espaço e é aqui que entram as qualidades de Sangaré. Para começar, assume-se logo como o primeiro a receber a bola dos defesas, aproximando-se deles. Mesmo sob pressão é um jogador que não se intimida. Na verdade, é aqui que entra uma das suas melhores qualidades, que é a qualidade que tem em sacudir a pressão adversária, através da sua qualidade com bola, agilidade e decisão rápida como podem ver no vídeo em baixo.

Muitas vezes o PSV procura criar superioridade numérica nos corredores com bola e Sangaré aparece junto à lateral no intuito de criar triângulos com os seus colegas de forma a manter a equipa em posse e seguir para o ataque (a ver nas imagens em baixo).

No geral, com bola, Sangaré não é apenas o típico médio defensivo, tem qualidade e mostra-se muito completo, no entanto ainda comete alguns erros de decisão seja no passe ou mesmo em progressão perdendo algumas bolas.

Momento Defensivo

Apesar de ter qualidade com bola, ele é um médio defensivo e como tal as suas primeiras qualidades têm de ser sem bola. Apesar da sua estampa física, uns impressionantes 1,91m e 77Kg, é um jogador que não é propriamente muito agressivo na procura do choque, mas mostra-se muito astuto no posicionamento defensivo. É ágil, valendo-lhe intercepções ganhas, mas também revela ser forte no jogo aéreo fazendo valer bem a sua altura, ganhando 65% dos duelos pelo ar. Tem ainda a particularidade física
de ter umas pernas longas, agilidade e técnica de desarme, muitas vezes conseguindo encontrar cortes e desarmes onde parece que multiplica o seu tamanho. Como referido, ele é astuto no momento defensivo, muitas vezes um médio das suas características procura cair de imediato em cima do portador nas transições defensivas, afinal de contas ele é forte e rápido o suficiente para isso, valendo-lhe até 2.3 recuperações dentro do meio campo adversário por jogo, mas Sangaré muitas vezes em situações de transições defensivas baixo rapidamente para a área para recompor uma linha de 4 se necessário, como podem ver na imagem em baixo.

Ou recua para a área para ajudar a equipa a controlar as situações de cruzamento, lendo bem o jogo, antecipando aquilo que o adversário pretende fazer.

Conclusão

Sangaré é um médio defensivo completo, pode-se dizer que deu um passo para um contexto competitivo não muito superior afinal de contas actuou pelo Toulouse na Ligue1 que é uma liga mais competitiva que a Liga Holandesa, mas também é verdade que o PSV é um grupo com mais qualidade individual e onde Sangaré teria sempre mais concorrência no plantel e ainda teve minutos de competições europeias onde também esteve em bom nível. Esta poderá ser a última época pelo PSV, o assédio de emblemas das principais ligas já é grande mas ainda talvez possam existir dúvidas se estará pronto para uma grande equipa. O seu foco para já é afirmar-se no PSV ainda mais e a equipa de Roger Schmidt tem impressionado neste inicio de temporada com Sangaré a ser cada vez mais importante e a mostrar cada vez mais potencial.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.