Ibrahima Bamba: A nova pérola vimaranense
Ibrahima Bamba é um médio defensivo destro com dupla nacionalidade (italiana e costa-marfinense) de 20 anos que veio do Pro Vercelli na época passada. Dividiu a época entre a equipa de Sub-23 e a equipa B, tendo mesmo participado em alguns jogos pela equipa principal na reta final da época. Na presente época, em 9 jornadas foi sempre titular e demonstrou boas prestações, seja a médio (posição de origem) ou, mais recentemente, a defesa central numa linha de 3.
Momento Defensivo
É neste capítulo que Bamba mais se tem destacado na presente época. Apesar de ter “apenas” 1.84 metros, o que pode ser considerado baixo para jogar numa posição mais recuada, é um jogador que não foge ao choque e que é forte no jogo aéreo e nos duelos individuais . É rápido e tem um bom sentido de posicionamento, o que lhe permite efetuar as coberturas e as dobras aos companheiros de equipa com assertividade seja quando joga a médio defensivo ou a defesa central numa linha de 3, sendo ele o central do meio. Bamba tem também qualidade no momento do desarme e é inteligente a ler o jogo, o que leva a que diversas vezes ganhe a bola ao antecipar-se ao adversário. No entanto, também fruto da tenra idade, é um jogador que por vezes tem abordagens menos conseguidas, acabando por fazer faltas que originam livres perigosos em último terço para a equipa adversária.
Momento Ofensivo
Como referido anteriormente, a posição de origem de Bamba é a de médio pelo que é um jogador com uma boa capacidade na construção, nomeadamente a nível do passe longo. É também um atleta forte na progressão com bola e que procura ser eficiente nas suas ações, jogando a maioria das vezes a poucos toques. Mesmo assim, é um atleta que face à sua boa capacidade de passe por vezes poderia arriscar um pouco mais neste capítulo já que acaba por lateralizar muitas vezes o jogo.
Notas Finais
Bamba iniciou a época a jogar a médio mas nos últimos jogos tem jogado a defesa central, somando um conjunto de boas exibições em ambas as posições. Esta polivalência aliada à sua tenra idade e qualidade faz com que este seja uma mais valia para o Vitória SC e as provas disso são a elevada participação como titular que tem tido ao nível do campeonato e ainda o valor da cláusula de rescisão definido pela direção que ronda os 30 milhões de euros. Mantendo a regularidade exibicional ao longo da época, será um jovem a ter em atenção e que poderá, no final, dar o salto seja para um clube grande nacional ou para um clube de uma das cinco principais ligas europeias, sendo que este último cenário acaba por ser o mais provável face aos valores envolvidos.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.