Menu Close

Kayky: inconfundível prodígio vindo do Brasil

Kayky da Silva Chagas é um avançado brasileiro do Fluminense que recentemente concretizou uma negociação com o Grupo City. Nascido em 11/06/2003 (17 anos), Kayky é considerado uma das grandes jóias da mais recente geração de atletas surgidos no Brasil, sendo um dos destaques no último campeonato brasileiro U-17 conquistado pela equipa e artilheiro da competição com 12 golos. Com um estilo de jogo muito único, o miúdo é um caso de segundo-avançado característico do Brasil, aproveitando da liberdade conferida à posição para desfilar pelo campo a sua qualidade com a perna esquerda. 

Momento defensivo 

Nestes momentos varia de posicionamento entre ser um extrema-direita ou um avançado. Geralmente é resguardado de demasiadas acções defensivas para ser um dos homens a ser ativados em transições em velocidade, dessa forma ainda pode apresentar certa margem de evolução no que se refere a abordagem defensiva, como ao pressionar o portador da bola. Entretanto, tem uma leitura interessante em situações de pressing, contendo principalmente avanços interiores dos médios. 

Momento ofensivo 

Kayky, como foi dito, tem alguns aspectos de seu futebol que o colocam como um segundo-avançado tipicamente brasileiro. Partindo de uma posição adiantada e interiorizada, tem liberdade para flutuar pela entrelinha, cair pelos lados do campo e também buscar a bola em zonas recuadas. Com alta criatividade com bola no pé, escapa de pressões rapidamente em receções orientadas, se oferece como opção de passe em vários setores e consegue eliminar linhas de marcação ao conduzir, driblar e trabalhar em tabelas curtas para receber em ultrapassagem já colocando-se em condições de finalizar. 

Esse talento em especial através de desequilíbrios por meio de dribles tem notas de diferenciação com relação aos outros atletas. Seu arranque aliado a essa qualidade técnica e o caráter imprevisível de seu futebol são ainda mais mortais quando consegue chegar em áreas de remate. Sua perna canhota é um perigo constante aos guarda-redes rivais, tendo excelente técnica de finalização. Outro pormenor técnico a se destacar é a facilidade com que troca de ritmos e direção em alta velocidade, desmarcando-se com fintas corporais mesmo sem tocar na bola. 

Expectativa com sua evolução 

Assim como Metinho, está negociado com o City Football Group (10 milhões de euros mais bônus) e se encaminhará em 2022 para a Europa. Indo para o Manchester City, fica a dúvida de como será seu crescimento em um futebol bem diferente do qual está acostumado, afinal não é, por exemplo, um extremo característico de Jogo de Posição. Por hora, dará seus primeiros passos no profissional do Fluminense na temporada de 2021, clube que revela mais um prospecto de grande jogador a ser observado nos próximos anos. 



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.