Menu Close

Leonidas Stergiou: o defesa central que não suja os calções

No campeonato suíço há um talento a despontar no que a defesas centrais diz respeito. Em St. Gallen mora o jovem Leonidas Stergiou, de 19 anos, que se tem assumido como um pilar no eixo defensivo da equipa suíça.

Internacional jovem pelas cores helvéticas, Stergiou é da geração de 2002 e apresenta-se como um defesa central moderno: gosta de ter a bola no pé, não se esconde na hora de iniciar a construção e comanda nas alturas. Tem 1,81m, 78kg e nas últimas duas temporadas realizou 66 encontros com a camisola do St. Gallen.

MOMENTO DEFENSIVO

Vamos começar por uma particularidade de Stergiou: é um defesa central que não suja os calções, isto é, raramente vai ao chão para o desarme. Isto não significa que seja fraco no desarme, que não é, mas há essa abordagem curiosa, essa preferência por se manter de pé para “matar” as jogadas.

É um defesa central com capacidade para jogar em equipas que defendam alto, que se destaca pela imponência no duelo aéreo defensivo. Tem um bom timing de salto e isso também ajuda a que ganhe praticamente todas as bolas aéreas que disputa em zona defensiva. É rápido, ágil e forte no duelo físico, sendo que possui também uma dose de bravura que fica evidente em algumas das suas ações.

MOMENTO OFENSIVO

Leonidas Stergiou é um defesa central da era moderna. Gosta de ter bola, gosta de progredir com bola e de participar na primeira fase do ataque da equipa. No entanto, há um reparo: tem de arriscar mais. Tem qualidade técnica, nomeadamente no passe, mas pode e deve arriscar mais nos passes interiores. É um aspeto a melhorar.

Para além disto, Stergiou é um jogador que privilegia sempre o passe curto. É muito raro verem um chutão na frente por parte deste jovem defesa central, que procura sempre deixar a bola jogável para um companheiro próximo até quando está a realizar um desarme.

CONCLUSÃO

Com apenas 19 anos, Leonidas Stergiou é já um jogador muito maduro e com caraterísticas interessantes para o futebol moderno. Tem ainda um tremendo potencial e pode vir a tornar-se caso sério no futebol europeu. O contexto do futebol suíço começa a ser demasiado pequeno para si e não seria de estranhar se o víssemos rumar a outras paragens num futuro próximo, até porque ser testado em contextos mais exigentes tem que ser parte do seu processo de crescimento, uma vez que o contexto suíço começa a ser demasiado curto. O portal Transfermarkt avalia Stergiou em 4,5M€ e utilizando aqui o contexto português, parece-me que este defesa central seria uma excelente adição, por exemplo, a uma equipa como o SC Braga. O potencial, no entanto, faz prever que possa vir a ter capacidade para jogar num dos três “grandes” portugueses.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.