Menu Close

Liga BPI 2020/21 | Figura da Semana #17 – Diana Gomes

E na 17.ª semana… a figura veste a camisola 17. Após a análise dos jogos do último fim de semana, a ProScout escolheu e, portanto, chegue-se à frente… Diana Gomes.

A defesa central portuguesa, de 22 anos, foi o pilar do eixo defensivo do SC Braga na vitória tangencial perante o Marítimo (2-1). A jovem internacional A atuou como a defesa central do meio num 3-4-3 montado por Miguel Santos, com Sofia Silva como defesa central pela direita e Ágata Filipa como defesa central pela esquerda.

A exibição de Diana Gomes acabou por ter de tudo um pouco e em tudo esta mostrou qualidade. Conseguiu dar mostras de ser uma líder na forma como organizou a linha defensiva e como comunicou regularmente com as companheiras de setor. No aspeto defensivo, destacou-se pela capacidade de antecipação (que demonstra também uma boa leitura dos vários momentos do jogo), de interceção e de desarme, tudo isto conjugado com agressividade positiva – isto é, na dose ideal – e máxima concentração, que lhe permitiu acertar todos os timings e sair por cima na maior parte dos duelos.

Com bola, Diana Gomes deu mostras de ser uma jogadora muito fiável para construir a partir de trás. Sempre com muito critério na tomada de decisão, a defesa central revelou um enorme acerto no passe – quer curto, quer longo – e procurou muitas vezes “queimar” linhas de pressão com passes verticais em busca de uma companheira entre linhas (Dolores Silva ou Andreia Norton em grande parte das ocasiões). Em suma, uma exibição muito completa da defesa e que pode dar (boas) dores de cabeça ao selecionador nacional Francisco Neto, que tem aqui uma jogadora a pedir mais minutos.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.