Menu Close

Liga BPI 2020/21 | Figura da Semana #6 – Ana Borges

* O artigo desta semana destaca a figura da sexta jornada da Liga BPI. A “Figura da Semana #5” será publicada posteriormente, assim que os encontros que foram adiados na quinta jornada estejam todos completos.

Depois do adiamento da quinta jornada da Liga BPI, a figura da semana regressa com a sexta ronda do principal escalão do futebol feminino português. Esta semana a escolha é a internacional portuguesa Ana Borges, que rubricou um hat-trick na goleada do Sporting CP frente ao A-dos-Francos (13-0).

Ana Borges, que já na temporada passada era utilizada em grande parte dos jogos como lateral direito, pôde regressar a terrenos mais adiantados nesta partida. Ainda à direita, mas agora como extremo, a camisola 9 leonina realizou uma exibição de encher o olho, não apenas pelos três golos marcados mas pela força que deu ao ataque das leoas.

Com Wibke Meister na primeira parte e Carlyn Baldwin na segunda a jogarem atrás de si no flanco, Ana Borges foi impulsionadora de muitos ataques do Sporting CP, recorrendo à velocidade, uma das suas imagens de marca, para bater facilmente as adversárias e conseguir atingir a linha de fundo e tirar cruzamentos com muita regularidade. Para além disso, envolveu-se muito bem com as colegas, com boas combinações pela direita, e quando teve de jogar por dentro fê-lo com qualidade. A juntar aos três golos, conseguiu ainda arrancar uma grande penalidade que foi depois convertida por Mónica Mendes. Em suma, foi uma exibição muito completa de uma autêntica locomotiva que mostrou capacidade para desequilibrar do primeiro ao último minuto com as suas acelerações.

Alguns momentos de Ana Borges frente ao A-dos-Francos: